Coleurb realiza atividade de educação ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Antecipando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente e da Semana do Meio Ambiente, a Coleurb realizou, no dia 30 de maio, uma atividade de educação ambiental com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eloy Pinheiro Machado, em parceria com a Corsan. Transportados com o Ônibus Comunitário, 20 alunos do 7º ano fizeram um tour, a fim de conhecer e entender o trajeto que se dá desde a captação da água até o bombeamento, quando ela chega à torneira das casas, bem como compreender todo o processo de tratamento de água e de esgoto.
 
O roteiro iniciou com uma parada na Barragem da Fazenda e explicações sobre as fontes de abastecimento de água. Em seguida, os alunos conheceram a estrutura de captação da água, onde foi realizado um abraço simbólico ao meio ambiente. A Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro São Luiz Gonzaga, foi o terceiro lugar visitado. No local, foi explicado o processo de tratamento de água, desde a remoção das impurezas, adição de cloro e compostos de flúor, até o bombeamento para as redes e reservatórios de distribuição. Após breve parada para um lanche, o grupo seguiu até a Estação de Tratamento de Esgoto Miranda (ETE), no Bairro Leonardo Ilha, onde conheceu o procedimento necessário para que a água, depois de eliminada, seja devolvida ao meio ambiente sem causar prejuízos à saúde pública.
 
Após o término do passeio, os alunos retornaram à escola e desenharam o que aprenderam durante a atividade, utilizando folhas de papel reciclado e ecolápis de cor, oferecidos pela Coleurb. Os 20 desenhos ficarão expostos nos ônibus durante esta semana.

Responsabilidade Ambiental
Durante todo o ano, a Coleurb mantém o comprometimento ambiental com projetos e ações que contribuem para a redução de danos e para a preservação do meio ambiente. Entre as ações desenvolvidas, estão o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, utilização de folhas de ofício de papel reciclado, destinação correta de resíduos contaminados e a manutenção dos ônibus, que resulta no baixo índice de emissão de poluentes.

 

Gostou? Compartilhe