Maristas de todos os continentes celebraram no dia 06 de junho, o Dia de São Marcelino Champagnat. Fundador do Instituto Marista, Champagnat dedicou sua vida à missão de evangelizar através da educação e encontrou nesse ideal uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. Sua obra alcançou 82 países, e só no Rio Grande do Sul beneficia mais de 5 mil crianças gratuitamente, e atende a mais de 45 mil estudantes, da Educação Básica ao Ensino Superior.
Para marcar a data, festividades e celebrações mobilizam Unidades Maristas de todo o país. No Marista Conceição, por meio do Projeto Viva Champagnat – do nascimento à santidade, toda a comunidade educativa vivencia a data. De 20 de maio, dia que Champagnat nasceu, a 6 de junho, dia de sua morte, diversas ações são realizadas com estudantes, educadores e comunidade educativa, para que todos se sintam parte de momento e compartilhem, como irmãos e irmãs, o trabalho realizado. Apresentações e momentos simbólicos no turno da manhã e da tarde, além da presença dos Irmãos Noviços no cotidiano no colégio, destacam esse período no calendário escolar e nas turmas de todos os níveis de ensino.
Quem foi Champagnat
Marcelino Champagnat nasceu em Rosey, no interior da França, em 1789. Cresceu durante a Revolução Francesa, período em que seu país estava mergulhado em um contexto de caos social, educacional e religioso. Essa situação foi fundamental para despertar atenção de Marcelino, que optou como missão de vida formar religiosos capazes de oferecer uma educação evangelizadora e de qualidade para crianças e jovens.
Em 1817 fundou, em La Valla, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria, fazendo referência à devoção por Maria, mãe de Jesus Cristo. Mais tarde batizada de “Marista”, a obra de Champagnat se espalhou rapidamente – em 1940, quando morreu o fundador, já beneficiava 7 mil estudantes em 48 escolas. Marcelino Champagnat tornou-se Santo da Igreja Católica em 1999, quando foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Foi adotado, então, como seu dia comemorativo, a data de sua morte, 6 de junho. Quase 200 anos depois de fundar o Instituto, o carisma do fundador inspira o jeito Marista de ser e educar em 82 países, beneficiando mais de 650 mil crianças e jovens e mobilizando mais de 3,5 mil Irmãos e 50 mil Leigos.
Dia de São Marcelino Champagnat
· 1 min de leitura