Dia de São Marcelino Champagnat

Comunidade educativa celebra o dia do fundador dos Irmãos Maristas

Por
· 1 min de leitura
Encenação mostra um pouco da vida do fundador do Instituto MaristaEncenação mostra um pouco da vida do fundador do Instituto Marista
Encenação mostra um pouco da vida do fundador do Instituto Marista
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Maristas de todos os continentes celebraram no dia 06 de junho, o Dia de São Marcelino Champagnat. Fundador do Instituto Marista, Champagnat dedicou sua vida à missão de evangelizar através da educação e encontrou nesse ideal uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. Sua obra alcançou 82 países, e só no Rio Grande do Sul beneficia mais de 5 mil crianças gratuitamente, e atende a mais de 45 mil estudantes, da Educação Básica ao Ensino Superior.

Para marcar a data, festividades e celebrações mobilizam Unidades Maristas de todo o país. No Marista Conceição, por meio do Projeto Viva Champagnat – do nascimento à santidade, toda a comunidade educativa vivencia a data. De 20 de maio, dia que Champagnat nasceu, a 6 de junho, dia de sua morte, diversas ações são realizadas com estudantes, educadores e comunidade educativa, para que todos se sintam parte de momento e compartilhem, como irmãos e irmãs, o trabalho realizado. Apresentações e momentos simbólicos no turno da manhã e da tarde, além da presença dos Irmãos Noviços no cotidiano no colégio, destacam esse período no calendário escolar e nas turmas de todos os níveis de ensino.
 
Quem foi Champagnat
Marcelino Champagnat nasceu em Rosey, no interior da França, em 1789. Cresceu durante a Revolução Francesa, período em que seu país estava mergulhado em um contexto de caos social, educacional e religioso. Essa situação foi fundamental para despertar atenção de Marcelino, que optou como missão de vida formar religiosos capazes de oferecer uma educação evangelizadora e de qualidade para crianças e jovens.
Em 1817 fundou, em La Valla, o Instituto dos Irmãozinhos de Maria, fazendo referência à devoção por Maria, mãe de Jesus Cristo. Mais tarde batizada de “Marista”, a obra de Champagnat se espalhou rapidamente – em 1940, quando morreu o fundador, já beneficiava 7 mil estudantes em 48 escolas. Marcelino Champagnat tornou-se Santo da Igreja Católica em 1999, quando foi canonizado pelo Papa João Paulo II. Foi adotado, então, como seu dia comemorativo, a data de sua morte, 6 de junho. Quase 200 anos depois de fundar o Instituto, o carisma do fundador inspira o jeito Marista de ser e educar em 82 países, beneficiando mais de 650 mil crianças e jovens e mobilizando mais de 3,5 mil Irmãos e 50 mil Leigos.



Gostou? Compartilhe