Nesta quarta-feira (11), segundo dia das eleições para a direção dos núcleos do interior e Núcleo Central do Cpers Sindicato, segue a votação nas 72 urnas distribuídas entre as escolas da região de abrangência do 7º Núcleo, com sede em Passo Fundo. Estão aptos a votar mais de 3.300 associados, entre professores, funcionários de escola e aposentados. Até o final da tarde de ontem o processo ocorreu sem transtornos.
Em Passo Fundo estão disponíveis 35 urnas, distribuídas entre as principais escolas. Nestes locais a eleição funciona de acordo com os turnos em que a escola recebe alunos e professores, ou seja, nas que funcionam nos três turnos, por exemplo, a votação pode ser feita até as 22h. Além das escolas, também existe uma urna disponível na sede do 7º Núcleo do Cpers Sindicato e uma urna volante percorrendo as escolas que não tiveram a colocação de urnas fixas. “Temos 35 urnas na cidade e outras 35 nas escolas da nossa região de abrangência, que é de 42 municípios. Em Passo Fundo temos ainda uma urna volante e uma na sede do sindicato”, esclarece Rube de Souza Roque, presidente da subcomissão eleitoral.
A expectativa é de uma grande adesão, de pelo menos 80% dos 3.312 associados. Por conta disso, cada escola conta com a listagem dos professores e funcionários lotados e aposentados aptos a votar. Mas se estiverem munidos do comprovante de sócios e documento com foto, podem votar em qualquer uma das urnas disponíveis.
Apuração
Conforme Roque, a apuração começa na quinta-feira (12) às 8h com as urnas que já tiverem chegado até o 7º Núcleo. “A apuração para o núcleo será iniciada no dia 12 a partir das 8h com as urnas que já tiverem chegado. Foi feito um acordo entre as chapas 2 e 3, que estavam presentes na reunião que a subcomissão convocou, para que se inicie às 8h o escrutínio no dia 12 em função do jogo inaugural da Copa do Mundo. Ainda não temos previsão de resultado final, porque são 42 municípios e não podemos escrutinar mais de 50% das urnas enquanto não chegar a última urna no núcleo”, esclarece Roque.
Concorrentes
Para a direção do 7º Núcleo estão concorrendo três chapas. A chapa 1, “Sou mais Cpers” é encabeçada pelo professor Orlando Marcelino para diretor-geral e Rosane Gomes para vice-diretora. Na chapa 2, “Cpers Unido e Forte”, Nádia Regina Mocinho concorre à diretora-geral e Luiz Alberto Calieron à vice-diretor. A chapa 3, “Romper as amarras para mobilizar o Cpers”, tem como candidata à vice-diretora a professora Bianca Damacena e como vice-diretora Márcia de Medeiros Barilli.
Para o Núcleo Central, concorrem quatro chapas, encabeçadas por Rejane de Oliveira (chapa 1), Helenir Aguiar Oliveira (chapa 2), Neida Porfírio Oliveira (chapa 3) e Katiana Pinto de Souza (chapa 4).