As doações arrecadadas durante a Coleta da Solidariedade de 2014, no Domingo de Ramos, não param de render frutos. Nesta terça-feira (10), quem recebeu os recursos do Fundo de Solidariedade da Arquidiocese, foi o projeto “Videoteca São José Operário”. A iniciativa é desenvolvida no Bairro Vera Cruz, em Passo Fundo, e disponibiliza vídeos educativos para toda a comunidade, possibilitando formas alternativas de acesso a informação. A ação intenciona de forma especial oferecer meios comunicacionais para a criação de um senso crítico, entretenimento de qualidade e transmissão de uma cultura do bem viver.
Para alcançar esta proposta, o projeto possui dois objetivos mais específicos. O primeiro é a oferta gratuita dos filmes para toda a comunidade local, que pode retirar os DVD’s na paróquia. Já a segunda ideia é exibir os audiovisuais nas comunidades, para pequenos grupos. Segundo Patrick dos Santos Lima, um dos responsáveis pelo projeto, o apoio do Fundo de Solidariedade é fundamental. “A importância desse valor é possibilitar a constituição do Projeto Videoteca São José Operário. Para poder adquirir data show e para comunidade fazer as apresentações, nós precisávamos desse valor. Se não fosse essa ajuda, nesse momento, o projeto teria que caminhar mais um ano ou dois para poder adquirir esse dinheiro, através das doações da comunidade”.
Apesar de ser administrado pela Cáritas Arquidiocesana, o FDS é coordenado por um conselho. Padre Renato Biasi, coordenador arquidiocesano de pastoral, integra a comissão que avalia e delibera a aprovação dos projetos. O sacerdote explica: “O Fundo de Solidariedade apoia esses projetos porque entende que são atividades que vem ao encontro da formação humana, espiritual, social e integral. Tudo que vier ao encontro desta formação, faz parte do interesse da Igreja, da Cáritas e do Fundo de Solidariedade”. Ele destaca ainda a importância do projeto Videoteca São José Operário, que trará cultura, informação, aprendizado, amadurecimento de fé e compromisso social. Desde seu início, o Fundo de Solidariedade já apoiou mais de 170 projetos, em diversas áreas, possibilitando a transformação da realidade local dos envolvidos e beneficiando milhares de pessoas.