Segundo o gerente do programa, Juares Baltazar dos Santos, o atendimento é feito em residências, entidades filantrópicas e escolas municipais. O trabalho de distribuição de sementes e orientação sobre plantio também é realizado. “A Prefeitura, através da Secretaria do Interior, está à disposição de toda a comunidade. Queremos que todas as pessoas que tenham interesse, possam ter acesso ao Programa Plantando em Casa”, destacou.
O programa nasceu com a finalidade de incentivar um hábito alimentar saudável e contribuir para a qualidade de vida dos passo-fundenses. Com intermédio de técnicos, a comunidade aprende a plantar e preparar os insumos com restos orgânicos de forma econômica, utilizando espaços pequenos. Ou seja, o programa incentiva as pessoas a cultivar hortas em casa e a Prefeitura fornece as sementes e passa orientações técnicas.
O objetivo também é mostrar que é possível consumir alimentos saudáveis e livres de produtos tóxicos, desenvolvendo a horta no terreno da casa, apartamento ou sítio. As pessoas cadastradas no programa recebem as sementes das hortaliças da estação da Prefeitura, sendo quatro etapas desenvolvidas no programa, sempre observando a rotação da cultura e a prevenção de doenças e pragas.
A visita técnica da equipe auxilia na escolha do espaço, verificação da qualidade do solo, fertilidade e escolha das culturas apropriadas, além de passar orientações diversas. Outras informações sobre o Plantando em Casa e solicitações de doação de sementes e visitas podem ser feitas através do telefone da Secretaria do Interior (54) 3311-1193.
Plantando em Casa já atendeu mais de 300 famílias
· 1 min de leitura