Estado e município irão compartilhar distribuição de fraldas

Para garantir acesso, é preciso fazer cadastro levando receita com número de fraldas necessárias e atestado médico do paciente

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até o final do mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde pretende estar com todos os trâmites finalizados para a distribuição compartilhada com o Estado das fraldas para pacientes. Conforme o coordenador regional de Saúde, Lauri De Carli, a partir de agora o estado repassa o recurso e o município faz a distribuição. “Até então, para receber fraldas pelo estado era preciso entrar na Justiça. Agora basta fazer o cadastro”, explica o coordenador.

A expectativa do titular da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) é distribuir pelo menos 180 fraldas por mês. Passo Fundo, segundo ele, já está participando do programa e, por conta disso, funcionários da secretaria participaram de um treinamento ministrado pela coordenadoria. “Como Passo Fundo aderiu ao programa, coube à coordenadoria promover o treinamento, e agora faremos o repasse do recurso para que o município faça a distribuição conforme o cadastro”, salienta.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a distribuição para os já cadastrados está acontecendo em uma unidade da secretaria no antigo quartel. “O que acontece é que o município já fazia a distribuição para um determinado número de pacientes e o estado para outro. Agora, o estado repassa o recurso para todos os pacientes que estiverem cadastrados e o município, através da Secretaria de Saúde, faz a distribuição”, destaca.

A ideia do secretário é a unificação dos beneficiários e todos os demais trâmites estejam finalizados no mês de julho. Entretanto, quem quiser pode procurar a unidade da secretaria no antigo quartel para entregar a documentação para o cadastro. Além da documentação pessoal, é preciso apresentar a receita que conste a necessidade do uso de fraldas e o número de unidades necessárias por mês, além do atestado médico. Outro objetivo é transferir esta distribuição para o Centro de Especialidades.

 

Gostou? Compartilhe