Para comemorar o Dia Mundial e o Dia Municipal do Fusca será realizado neste final de semana em Passo Fundo um encontro de Fuscas e Derivados a ar. Além disso, há mais um motivo para homenagear esse carrinho que é um dos mais queridos do mundo. Em 2014, o Fusca completa 80 anos de história. Por todos esses motivos, fusqueiros e afins do Brasil (RS, SC, PR, SP, RJ, GO), da Argentina e do Uruguai estarão reunidos no Parque de Exposições Wolmar Salton nos dias 21 e 22 de junho. A entrada para visitantes é gratuita.
O Fusca é tão simpático e apaixonante que fez até Hitler sorrir na década de 1930. Mesmo nos dias de hoje, em que os veículos esbanjam tecnologia, a mecânica simples do motor refrigerado a ar ainda é adorada por muitos. Mas, segundo o presidente do Passo Fundo Fusca Clube, Nereu Webber, os Fuscas já não são tão primitivos. A tecnologia aprimorou estes carros. “A tecnologia já está presente nos Fuscas. Veio a ignição eletrônica e hoje o pessoal já coloca injeção eletrônica para melhor a parte eletrônica e tecnologias para o motor funcionar direitinho. O pessoal que for visitar a exposição vai ver muita modificação que veio para aprimorar”, explicou o presidente do Passo Fundo Fusca Clube, Nereu Webber.
Para comprovar a força deste carro, o evento vai recepcionar fusqueiros que vem de longe como São Paulo, Argentina e Uruguai. Só os argentinos percorrerão 1,7 mil quilômetros até Passo Fundo. “As pessoas tinham uma mania de pensar que se andassem mais de 100 quilômetros com um Fusca iriam se incomodar. O pessoal vem de longe para o encontro em Passo Fundo para mostrar que dá para viajar tranquilo. O melhor de viajar de Fusca é o passeio e as amizades que são feitas ao longo do caminho”, enfatizou Webber.
Os fusqueiros também têm uma lógica própria de comercialização: quem tem não quer vender e quando resolvem vender o preço é acima de qualquer tabela. “O Fusca é um carro de estimação e muitas pessoas não tem o interesse de vender. Quando querem vender é o preço que o dono quer. Eu, por exemplo, nunca pensei em vender. Já comprei mais um que está com minha filha. Ela já está apaixonada também. É uma coisa que parece contaminar o sague”, declarou o presidente do Passo Fundo Fusca Clube.
O encontro é realizado há mais de dez anos pelo Passo Fundo Fusca Clube. A exposição contará com Fuscas e demais veículos refrigerados a ar como Kombi, Variant, Brasília, TL, TC, Karmann-Ghia, Puma, Buggy, triciclo, entre outros. Haverá camping, distribuição de brindes, praça de alimentação e atividades de lazer para os participantes. O valor para expositores é de R$ 20,00 e 1 quilo de alimento não perecível. Informações pelo Facebook (https://www.facebook.com/events/512640858831952/).
80 anos de história
A criação do Fusca foi solicitada pelo ditador Adolf Hitler quando assumiu o poder na Alemanha, depois da 1º Guerra Mundial. Ele queria um carro popular, com velocidade máxima de 100 km/h, que enfrentasse subidas de até 30% de inclinação e que consumisse 7 litros a cada 100 km. O carro deveria comportar no mínimo quatro pessoas, custar no máximo mil marcos imperiais e, principalmente, ser refrigerado a ar, porque nem todas as pessoas possuíam garagem na Alemanha e, no inverno, a água no radiador congelava. Em 22 de junho de 1934 foi assinado um acordo entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o seu criador, o engenheiro autodidata, Ferdinand Porsche. O Fusca foi uma das poucas coisas que conseguiu arrancar um sorriso de Hitler.
Dia Municipal do Fusca
A Lei nº 5.040 de 4 de dezembro de 2013 instituiu o Dia Municipal do Fusca em Passo Fundo. Este evento passou a integrar o calendário oficial do Município e é comemorado no dia 22 de junho de cada ano.