Jogos da Copa alteram horários de bancos e comércio

Expediente de órgãos públicos, bancos e maioria das lojas encerram mais cedo

Por
· 2 min de leitura
Horário de funcionamento das lojas nos dias de jogos do Brasil é livre, mas maioria deve fechar mais cedo.Horário de funcionamento das lojas nos dias de jogos do Brasil é livre, mas maioria deve fechar mais cedo.
Horário de funcionamento das lojas nos dias de jogos do Brasil é livre, mas maioria deve fechar mais cedo.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A terceira rodada da Copa do Mundo tem início nesta segunda-feira (23) e contará a definição dos Grupos A e B. O Brasil enfrenta o Camarões, já desclassificado da competição. Seguindo a tendência dos dois primeiros jogos, o comércio de Passo Fundo, deve fechar as portas pelo menos meia hora antes do jogo para torcer por pelo menos um empate para o Brasil. Uma derrota pode tirar a seleção da Copa do Mundo.

Cada shopping da cidade optou por um esquema diferente nesses dias. Hoje no Bella Città, as lojas fecham uma hora mais cedo do início da partida, mas reabrem 45 minutos depois do final do jogo. Já as praças de alimentação, lazer e o supermercado funcionam normalmente. Já no Bourbon, nada muda. As lojas, supermercado e praça de alimentação do ficam abertas das 9 horas às 22 horas.

Bancos

Os bancos de Passo Fundo devem obedecer a orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dias de jogos do Brasil, caso não haja decreto de feriado local, todos os bancos devem abrir ao público das 8h30 às 12h30. A recomendação está de acordo com a Circular do Banco Central N.º 3.703/2014, a qual autoriza mudança no horário de atendimento das agências nos dias de jogos da seleção, desde que, seja oferecido aos clientes um funcionamento mínimo de quatro horas. As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central deverão, com antecedência mínima de dois dias úteis, afixar em suas dependências aviso sobre o horário de atendimento nos dias dos jogos.

Órgãos públicos

Na Delegacia da Receita Federal em Passo Fundo e nas Agências jurisdicionadas (Carazinho, Erechim e Lagoa Vermelha) o horário de atendimento ao público será das 9h às 11h30. Na Receita Estadual e Justiça Estadual (Fórum), o expediente será o mesmo, encerrando às 15 horas. Já no INSS, o atendimento será das 7h30 às 12h30. As sessões do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) da 2ª Câmara foram antecipadas para as 10h30. Já as sessões do Tribunal Pleno serão realizadas às 14h. 

6ª CRS

Na 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, o atendimento será realizado das 8h às 15 horas.

 Prefeitura

Durante a Copa terá atendimento diferenciado à população na Prefeitura. O horário será das 8h às 14h30 nos dias de jogos do Brasil, como estabelecido em decreto 66/2014, publicado quinta-feira (5).  A redução do expediente não vale para os serviços considerados essenciais, como Hospital Municipal, Guarda de Trânsito, zeladoria, cidadania, assistência social, limpeza pública e serviços cemiteriais.

Simpasso

O Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo (Simpasso) atenderá das 12h30 às 15h.

Escolas públicas

Nas escolas municipais é permitido reduzir o horário, mas cada unidade deverá apresentar a forma de compensação do horário de aula perdido. Nas escolas estaduais, a orientação é a mesma.

UPF

A Universidade de Passo Fundo liberou os funcionários mais cedo nos jogos do Brasil na primeira fase da Copa (com exceção dos serviços essenciais). Hoje a liberação é das 16h30min até a noite.

Coleurb

Durante o horário do jogo, algumas linhas terão seus horários adequados à demanda de passageiros, voltando ao normal após o término dos jogos. Nas lojas da Coleurb da Morom, Petrópolis e UPF, o atendimento foi reduzido para até às 16h30. Mais informações pelo 0800-510-4699.

Gostou? Compartilhe