O Rio Grande do Sul passa por um momento de alerta após as fortes chuvas. 2686 pessoas de 39 municípios estão desalojadas, enquanto 395 pessoas estão desabrigadas. Os municípios atingidos são: Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Getulio Vargas, Erechim, Centenário, Jacutinga, Itatiba do Sul, Aratiba, São José do Ouro, Floriano Peixoto, Áurea, Erval Grande, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai, Viadutos, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Cristal do Sul, Cerro Grande, Irai, Novo Tiradentes, Alpestre, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Vicente Dutra, Nova Candelária, Tres de Maio, Novo Machado, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Unistalda.
Em Passo Funfo, a semana começou com chuva e, em quatro dias, já foram registrados mais de 220 milimetros. A previsão é que as chuvas permaneçam até domingo (29). Várias localidades do interior enfrentam problemas de alagamentos.
A RSC-480, que conecta Erechim a Chapecó e é uma das principais ligações entre o Estado e Santa catarina está inacessível. Uma enchente atingiu a região, obrigando a tráfego a ser interrompido por tempo indeterminado. A BR-386 está liberada e conecta o Rio Grande do Sul ao oeste catarinense.
Segundo o Governo do Estado, o trecho RSC-472, entre Boa Vista do Buricá e Humaitá também foi interditado pelo Daer devido às chuvas intensas na região. A rodovia não é pavimentada e só haverá liberação com a melhoria das condições climáticas. O risco de alagamentos em Barão de Cotegipe diminuiu nas últimas horas, mas cidade sofre com os prejuízos causados pela chuva.Os km 38 e 40 da ERS 211 foram interrompidos após o Rio Erechim transbordar.
O nível da água no Rio Uruguai continua aumentando e, até às 11h40, a Barra do Guarita já havia registrado cerca de 12, 54 metros acima do nível normal. Após a elevação da água, a ponte sobre o Rio Tigre foi interditada – está é a ligação entre os municípios de Vista Gaúcha e Barra do Guarita.
Fonte: Defesa Civil e Jornal Bom Dia