As 210 famílias beneficiárias do projeto habitacional organizado pelo Grupo de Mulheres Unidos Venceremos do Leonardo Ilha assinaram os contratos com a Caixa Econômica Federal para a construção do loteamento Canaã. O ato foi realizado no Plenário da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, na tarde de ontem (26). Esta é a primeira assinatura de contratos no país dentro da modalidade Minha Casa Minha Vida/ Entidades. O investimento do projeto é de R$ 11 milhões e será financiado pela Caixa Econômica Federal com contrapartida do Governo do Rio Grande do Sul. A partir de agora, a entidade terá dois anos para a construção das moradias.
O loteamento Canaã I e II será construído no bairro Leonardo Ilha em uma área de 9,5 hectares. O loteamento começou a ser idealizado em 2009 através da iniciativa do grupo de mulheres. “Cerca de 80% dos beneficiários são mulheres chefes de famílias. Temos também um percentual de população vulnerável, idosos e pessoas com necessidades especiais. Seguimos os critérios que o programa prevê”, disse a coordenadora do Grupo de Mulheres Unidos Venceremos, Joselina Garzão.
As casas terão 45 m² de área construída e comprometem apenas 5% da renda mensal das famílias com renda de até R$ 1,6 mil. O superintendente da Caixa Econômica Federal, Ruy Kern, salientou que o projeto é inédito. “A administração dos recursos serão feitos pela entidade. O projeto se diferencia porque foi iniciativa de lideranças comunitárias que conseguiram construir junto com a nossa equipe técnica uma alternativa de financiamento de casa própria que não dependesse da Caixa e do Poder Público”, explicou Kern.
Uma matéria especial sobre o loteamento Canaã será publicada no Comunidade em Ação na próxima terça-feira (1).