O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Passo Fundo (CDES-PF) anunciou em reunião ordinária os apontamentos iniciais do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Local do Município de Passo Fundo (PEDEL). O encontro foi realizado nessa quinta-feira (10), no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC), da Universidade de Passo Fundo (UPF). O PEDEL está sendo desenvolvido pela equipe técnica da empresa de consultoria Vertrag Planejamento Ltda., como uma ferramenta que ajudará na avaliação de tendências e perspectivas para economia e sociedade, tanto no âmbito municipal quanto regional. A ação contribui para um trabalho conjunto com outros planos que estão sendo elaborados pela Prefeitura de Passo Fundo, como o Plano de Mobilidade e o Plano de Estruturação de Equipamentos Públicos. A ideia é modernizar a estrutura física e estética da cidade, além de impulsionar os principais potenciais.
O secretário executivo do Conselhão, Ginez de Campos, ressalta que o PEDEL é um meio para estruturar o crescimento da produtividade. “A ideia desta apresentação pública é destacar algumas diretrizes básicas que apontam as possíveis estratégias de desenvolvimento econômico e social, que poderão ser adotadas pelo Executivo Municipal”, disse.
Em linhas gerais do estudo realizado, Passo Fundo é uma das três cidades consideradas capitais regionais do Estado, onde a economia influência e é influenciada por uma região de articulação que envolve mais de 800 mil habitantes. Entre as áreas de destaque, o agronegócio continua forte e consolidado, porém, a relevância foi dada para a saúde e a educação. O setor metal-mecânico também aponta para a expansão, ao lado da indústria de laticínios e a construção civil. Por fim, Passo Fundo tem grande potencial em ativos tecnológicos, o que é considerado um benefício no quesito de inovação. Todos os conselheiros governamentais e não governamentais, que compõem o Conselhão, participaram do encontro.