Um problema no sistema do Ministério da Saúde na emissão do Cartão SUS impede a confecção do documento há cerca de sete dias em Passo Fundo. O Cartão SUS é um documento projetado para facilitar o acesso à rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento contém informações sobre o paciente e seu histórico no SUS. O cartão é necessário para internações hospitalares, exames e retirada de medicamentos. A Secretaria Municipal de Saúde não está emitindo os cartões, mas garantiu que os procedimentos estão sendo autorizados e realizados.
O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos realizados no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que o realizou e também a unidade de saúde onde foi realizado. A Secretaria de Saúde se encarrega de validar o cadastro do usuário. Isso se dá por meio de informações do usuário como o nome da mãe, a data de nascimento, o RG, o CPF e, principalmente, o endereço residencial. O cadastramento origina um número identificador desse usuário.
De acordo com o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o sistema está fora há uma semana. Na tarde de ontem (15), o problema persistia e o Ministério de Saúde ainda não havia informado uma previsão para o retorno. “Como não estamos conseguindo emitir o cartão estamos fazendo um desvio para que as pessoas não tenham prejuízos na obtenção de exames e medicamentos pelo SUS. Estamos autorizando”, informou o secretário de Saúde.
Em Passo Fundo, há cerca de 250 mil cartões. Rosa salientou que a Secretaria faz um trabalho frequente de aferição dos cartões no município. “Fizemos a limpeza frequente, porque temos cartões repetidos. Um funcionário está indo nas casas para verificar os usuários para tentar evitar fraudes”, revelou o secretário de Saúde.