Inscrições ensino técnico gratuito começam amanhã

Em Passo Fundo são 525 vagas gratuitas para diversos cursos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Começam amanhã (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), no site do programa. Nesta edição, serão ofertadas 289.341 vagas em ensino técnico, todas gratuitas. Em Passo Fundo, os cursos são ofertados pelas instituições Senac, Anhanguera e UPF. São 525 vagas para os cursos técnicos em logística, enfermagem, informática, segurança do trabalho, eletrotécnica, mecânica e alimentos.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que cursaram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga. O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo ocorre duas vezes por ano.

Confira neste link as vagas ofertadas em Passo Fundo: http://bit.ly/Uj8kw2

Com informações da Agência Brasil

Gostou? Compartilhe