Com cerca de 60% da frota nacional sendo rastreada, percebe-se que as empresas estão investindo cada vez mais em equipamentos que possibilitam principalmente a segurança do condutor, do veículo e também da carga transportada. A partir das inovações do mercado, a tecnologia permite que as novas ferramentas de monitoramento e rastreamento controlem todas as ações dos motoristas e verifiquem em tempo real a situação do veículo. Boeno afirma que essa tecnologia permite que alguém esteja na retaguarda do condutor, dando suporte em caso de problemas. “Na verdade o próprio condutor tem autonomia e pode pedir ajuda ao se deparar com um sinistro. Mas, mesmo que isso não ocorra, a tecnologia possibilita que a empresa monitore o que está acontecendo”. Ele também destaca que o motorista faz parte do processo logístico e que ele mesmo envia as informações através de teclados instalados no interior dos veículos.
A tecnologia também melhorou o dia a dia dos motoristas e vem aumentando a qualidade de vida desses profissionais. Os novos equipamentos dão ao caminhoneiro muito mais conforto na hora de dirigir. O gestor do Departamento de Qualidade da DiCanalli, Heli Valendolf explica: “Entre os benefícios da tecnologia, com certeza um dos melhores é o conforto ao condutor, que hoje usufruiu de ambientação, ar condicionado, sonorização, multimídia e outros fatores que transformam a cabine em uma pequena casa”.
Entre outras facilidades, ficar mais tempo perto da família é uma das melhores, como comenta o motorista Wiliam Siqueira. O tempo longe de casa era, inclusive, uma das maiores dificuldades dos caminhoneiros. Hoje as empresas conseguem estabelecer uma logística que permite ao motorista realizar viagens mais curtas ou com pausas maiores entre elas, atraindo os novos profissionais. Agora, o ato de dirigir, apesar de exigir mais conhecimento e atenção para lidar com os equipamentos, se tornou menos cansativo e muito mais prazeroso.