Entrou em atividade ontem e, em tempo integral, a nova lavanderia do Hospital São Vicente de Paulo. Licença de Operação, concedida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) na sexta-feira, 25, permite o funcionamento da lavanderia para o processamento de roupas e artefatos hospitalares. Aproximadamente sete mil quilos de roupas serão processados por dia.
A Lavanderia alia tecnologia e sustentabilidade e traz benefícios para o hospital e meio ambiente. Em uma área de 32.000m², localizada no Centro de Apoio II (Rua General Osório, 3, bairro Berthier), o empreendimento conta com 3.099,95 m² de área construída, cercada por ampla área verde, recuperação de APP (Área de Preservação Permanente), com plantio de mais de 500 mudas de árvores nativas, cortinamento vegetal e plantio de grama nos barrancos para controle de erosão. Com o foco na preservação e sustentabilidade, serão tratados 100% dos efluentes líquidos, visto que, o projeto prevê o reuso de 50% destes nos processos da lavanderia. Outra novidade é a captação da água pluvial, utilizando esse recurso para minimizar a adução de água natural.
O gerente financeiro do HSVP, Deonir De Marco, reitera a importância do empreendimento para a instituição, salientando as melhorias que a nova Lavanderia traz para o hospital. “Esse investimento, que transfere o processamento das roupas para uma área fora do hospital, traz duas grandes vantagens, a preservação do meio ambiente, através das técnicas de tratamento e reutilização da água, reflorestamento entre outras ações, e, a possibilidade de melhorias e investimentos na área onde funcionava a antiga lavanderia no HSVP, com o projeto de ampliação do Serviço de Nefrologia”, destacou Deonir.
Ainda, segundo Deonir, a nova lavanderia funcionará 15 horas e vai processar a mesma quantidade roupas que na antiga lavanderia era processada em 24 horas. “Nós vamos trabalhar de acordo com as normas da FEPAM e melhorar a qualidade no processamento das roupas. As máquinas da nova Lavanderia são de última geração, o que possibilita a diminuição do tempo de trabalho e a evolução no cuidado com a higienização das roupas hospitalares”.
No Centro de Apoio II, os funcionários dispõem de sala de convivência, refeitórios e todo suporte para a realização do trabalho. No local também funciona a caldeira, Confecção Têxtil, Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMET) entre outras áreas de apoio a Lavanderia. “Além da alta tecnologia da Lavanderia, oferecemos condições de trabalho aos funcionários. O hospital só ganha com o novo espaço, que é um dos mais modernos e recebe visitas de outros hospitais do estado, querendo implantar o mesmo sistema”, enfatizou o Gerente Financeiro.