Etapa C do Plano de Bacia do Alto Jacuí incluída no orçamento

Recursos para a última etapa do processo de elaboração do planejamento das águas na região da bacia do Alto Jacuí estão garantidos

Por
· 1 min de leitura
Reunião do COAJU foi realizada em CarazinhoReunião do COAJU foi realizada em Carazinho
Reunião do COAJU foi realizada em Carazinho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A última etapa do Plano de Bacia do Alto Jacuí está próxima de ser realizada. Durante a reunião ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí (COAJU) que aconteceu na quarta-feira (30) no Campus da UPF em Carazinho, o presidente do COAJU, Paulo Cervi, informou que os recursos para a elaboração da Fase C do Plano de Bacia estão incluídos no orçamento de 2015 do Estado. Um Grupo de Trabalho foi criado para auxiliar na elaboração do Termo de Referência que antecede o processo de licitação.

O Plano de Bacia é o processo de planejamento das águas para os próximos 20 anos. O plano compreende três fases (Etapa A, Etapa B e Etapa C). As duas primeiras etapas já foram concluídas. A etapa A realizou o diagnóstico da bacia para saber qual a situação atual dos recursos hídricos. Na etapa B, foi realizada a formulação dos cenários futuros (Enquadramento) que estabeleceu metas de qualidade de água a ser obrigatoriamente alcançado ou mantido na bacia. Já a Fase C visa construir os programas de ações para atingir as metas estabelecidas no enquadramento para chegar à qualidade de água estipulada.

Durante a reunião ordinária do COAJU foi definido um Grupo de Trabalho (GT) para revisar as etapas A e B do Plano de Bacia e ajudar na elaboração do Termo de Referência (TR) da Etapa C. Os integrantes do GT são: Elisa Valduga (Prefeitura de Não-Me-Toque), Eliseu Vieira de Lima (BME Rincão do Ivaí Energia), Gustavo Souilljee (Sindicato Rural de Carazinho) e Marisa Pedrotti (Prefeitura de Marau).

De acordo com o presidente do COAJU o Termo de Referência estabelecerá as especificações do serviço que deverá ser prestado e deverá ser aprovado pela plenária do COAJU e Conselho de Recursos Hídricos (CRH) do Estado. O documento é necessário para a abertura do processo de licitação. “O Grupo de Trabalho vai ter que estudar as etapas anteriores do Plano de Bacia para elaborar o Termo de Referência. Depois da aprovação do Termo, inicia o processo de licitação para contratar a empresa que executará a Fase C”, explicou Cervi.

Gostou? Compartilhe