Inverno favoreceu desenvolvimento de hortifrutigranjeiros

Geada de ontem pode ter causado danos que poderão ser avaliados nos próximos dias

Por
· 1 min de leitura
Produtores estão procedendo a poda de frutíferas em função da brotação antecipadaProdutores estão procedendo a poda de frutíferas em função da brotação antecipada
Produtores estão procedendo a poda de frutíferas em função da brotação antecipada
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As temperaturas amenas registradas nesse inverno beneficiaram o desenvolvimento dos hortifrutigranjeiros produzidos na região. Conforme a Emater Regional de Passo Fundo tanto a qualidade, quanto a quantidade dos produtos disponíveis são bons. A geada de ontem, no entanto, pode ter causado danos que devem ser avaliados nos próximos dias. Em função das temperaturas mais elevadas, algumas espécies de frutíferas iniciaram o período de brotação um pouco antes do normal.

O assistente técnico Regional da Emater de Passo Fundo, engenheiro agrônomo Ivan Guarienti, explica que com a variação de temperatura média entre aproximadamente 10ºC e pouco acima de 20ºC se criaram condições favoráveis para o desenvolvimento de hortaliças. Nesta época são plantadas basicamente raízes e folhas, o tomate, por exemplo, não é plantado no inverno. “Frequento a feira do produtor e tínhamos bastante qualidade e quantidade de alface, lisa, americana, crespa, almeirão, rúcula, brócolis, cenoura, chicória, couve-flor, couve-folha, tempero, beterraba, repolho roxo e rabanete. Isso porque não tínhamos geada e nem temperaturas extremamente altas que poderiam prejudicar a produção”, reforça. Com relação a geada ele acredita que os danos não tenham sido grandes, mas isso só poderá ser avaliado nos próximos dias.

No caso das frutas, Guarienti destaca que na região há uma pequena área de produção na região, principalmente de citrus. A comercialização tem sido boa e ocorre normalmente. “Não há prejuízos, e até certa precocidade devido ao calor. Para o ano que vem esperamos frutos menores devido às condições climáticas um pouco desfavoráveis. A quantidade deve ser praticamente normal, apesar do menor tamanho”, esclarece. No caso de ameixeiras, videiras e pessegueiros houve brotação um pouco antecipada em relação a outros anos. “Hoje todo mundo ou já fez ou está fazendo a poda. Se em setembro ocorrer geada podemos ter problema, mas até o momento está normal”, antecipa.

Gostou? Compartilhe