Os telecentros comunitários são iniciativas que utilizam as tecnologias digitais como instrumentos para o desenvolvimento humano em uma comunidade. Em Passo Fundo, existem três telecentros, o que possibilita o atendimento para aproximadamente 30 pessoas por dia.
O incentivo da Prefeitura de Passo Fundo para consolidar os telecentros é uma ação para criar mecanismos de inclusão digital. Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, nem todas as pessoas têm acesso à internet. “Algumas pessoas ainda não têm computador, com acesso à internet em casa, ou com fácil acesso. Os telecentros funcionam como um facilitador para que as pessoas aprendam a navegar na internet e utilizem isso para se qualificar para a entrada no mercado de trabalho, por exemplo”, afirma Saul.
Os telecentros funcionam na sede da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), localizada no antigo Quartel do Exército, no CRAS II, no Bairro Vera Cruz, e no CRAS IV, no Bairro Professor Schisler.
A ênfase do telecentro é o uso social e a apropriação das ferramentas tecnológicas em função de um projeto de transformação social para melhorar as condições de vida das pessoas. Mais que um assunto de conectividade, os telecentros oferecem uma oportunidade de acesso, uso e apropriação de tecnologias digitais para solucionar problemas e contribuir para o desenvolvimento humano integral. O ponto de partida não é a instalação de equipamentos e conexões, mas a organização comunitária para a solução de seus problemas específicos, os quais podem mudar de um contexto a outro.
“Essa é uma ferramenta que veio para auxiliar as pessoas a desenvolverem um currículo, por exemplo, se inscrever num concurso público, ter acesso aos seus e-mails”, destaca o secretário Saul.
A melhor maneira de ancorar os telecentros a uma visão social é planejá-los e instalá-los de modo que se integrem a outros espaços e atividades de comunicação que funcionem bem com a comunidade. Estas atividades podem ser rádios comunitárias, bibliotecas públicas, centros e grupos culturais, organizações comunitárias, escolas, entre outras.
Em Passo Fundo, os telecentros são frequentados por grupos de jovens, em escolas e grupos de terceira idade. Outras informações sobre vagas para cursos nos telecentros podem ser obtidas através do telefone da SEMCAS (54) 3312-3070.
Passo Fundo abre vagas para alfabetização digital
· 1 min de leitura