Canola e cevada beneficiadas pelo clima

A canola está em floração, período considerado crítico, pois a cultura não tolera geada

Por
· 1 min de leitura
São boas as perspectivas de produtividadeSão boas as perspectivas de produtividade
São boas as perspectivas de produtividade
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As atuais condições meteorológicas têm beneficiado as lavouras de canola e cevada no Rio Grande do Sul, conforme informações divulgadas pela Emater. Os dias têm se apresentado com boa luminosidade e temperaturas adequadas, possibilitando um bom desenvolvimento das plantas. A canola está em floração, período considerado crítico, pois a cultura não tolera geada. No momento, os produtores estão realizando o monitoramento da lavoura, trabalho fundamental para evitar perdas por pragas e doenças.

Já as áreas de cevada implantadas no Norte do Estado se encontram em fase de perfilhamento, com bom stand de lavouras, decorrente das boas condições climáticas dos últimos períodos. Segundo dados do Informativo Conjuntural elaborado pela Emater, pela atual condição de campo, estima-se que a produtividade seja muito boa, podendo ficar acima das três toneladas por hectare.

Aspecto do trigo
Devido à ocorrência de chuvas mais regulares nas últimas semanas, à boa radiação solar e à aplicação de adubação nitrogenada em cobertura, realizada com mais frequência pelos produtores, o aspecto geral das lavouras de trigo está se normalizando, porém ainda com atraso na evolução. Atualmente, a cultura encontra-se em pleno perfilhamento, com apenas 2% das lavouras em início de floração. Esta fase está sendo beneficiada pelas baixas temperaturas. No momento, o que está preocupando os triticultores é o preço, que continua em queda e sem liquidez, pois o mercado está sendo abastecido pelas importações e influenciado pela proximidade da colheita do Paraná. Na semana, a saca de 60 kg teve nova queda no preço médio pago ao produtor, que passou para R$ 27,62, menos 1,07% em relação ao preço anterior.

 

Gostou? Compartilhe