A língua portuguesa recentemente passou por uma mudança por meio do acordo ortográfico. Mesmo assim, há um movimento na internet que busca simplificar a forma como escrevemos no dia a dia. De acordo com ele, todas as palavras escritas de forma errada, ou pelo menos não convencional, estariam corretas. A iniciativa já conta com um abaixo assinado com mais de 33,3 mil pessoas favoráveis. A ideia está sendo analisada por um Grupo de Trabalho Técnico do Senado e é criticada por uma pesquisadora de Linguística da Universidade de Passo Fundo (UPF).
No endereço eletrônico simplificandoaortografia.com.br a ideia do idealizador do movimento e professor de Português, Ernani Pimentel, é explicada e há espaço para assinar o abaixo assinado, bem como sugerir mudanças. Entre os argumentos utilizados, está o de que a simplificação da ortografia poderia diminuir das atuais 400 horas/aula de ortografia ministradas desde o início do ensino fundamental até o fim do ensino médio, para apenas em torno de 150. “(O movimento) Quer que os professores, alunos e profissionais de todos os ramos possam escrever com mais segurança e desenvoltura, gastando muito menos tempo. Quer que nas escolas o ensino de Português foque assuntos mais importantes como leitura, análise, compreensão, interpretação e criação de textos e, desenvolva no cidadão a competência comunicativa”, defende na apresentação.
Proposta simplificadora
Entre as diversas mudanças propostas, é defendida uma grande economia na escrita. Isso aconteceria porque a letra S, por exemplo, seria a única a representar o som sibilante (sa, se, si, so, su). Veja alguns exemplos abaixo:
C, antes de E e I, vira S
Censura - sensura,
SS, em qualquer situação, vira S
Passar – pasar
Ç, em qualquer situação, vira S
Caça – casa
SC, antes de E e I, vira S
Nascer – naser
SÇ, em qualquer situação, vira S
Nasço – naso
XC, com som de S, vira S
Exceto – eseto
A letra Z como a única traduzir o som fricativo alveolar sonoro (za, ze, zi, zo, zu)
S, com som de Z, vira Z
Casa – caza
X, com som de Z, vira Z
Exame - ezame