Reitor recebe palestrante do Fórum do Futuro

Evento ocorre entre os dias 20 a 22 de agosto, no Campus I da Universidade de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo (UPF) realiza a partir deste dia 20/08 o Fórum do Futuro: Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento. O evento objetiva desencadear um processo de cooperação regional em ciência, tecnologia e inovação como base na construção de um projeto regional do futuro, mediante o trabalho conjunto da UPF e de outras instituições de ensino superior, do setor empresarial, do setor público, de ciência e tecnologia, de ensino técnico e de outras entidades da sociedade civil organizada e da comunidade. Na manhã desta quarta-feira, dia 20, o reitor José Carlos Carles de Souza, juntamente com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, recebeu o consultor Dr. Roberto Spolidoro, palestrante do evento.

Na visita, que também contou com a presença do coordenador da UPFTEC, Giezi Schneider, da coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários, Munira Awad, e do supervisor de Polos de Inovação da Instituição, Laudir Auozani, foram abordados temas como a realidade das universidades, os investimentos necessários, projetos futuros, desenvolvimento e mercado.

Segundo o professor José Carlos, a ideia da Universidade em promover o evento é impulsionar o pensamento sobre ciência, tecnologia e inovação a partir da própria Instituição. “Desde que assumimos a gestão estamos investindo fortemente nestas áreas, com um olhar voltado para a pesquisa de base, mas também para o mercado, buscando atender as demandas da comunidade na qual estamos inseridos e, igualmente, impulsionar o crescimento da UPF”, frisou.

Para Barcellos, a palavra-chave do futuro é equilíbrio. O vice-reitor ressaltou que a Universidade abriu portas e conquistou espaços importantes nos últimos anos e que o Fórum tem o objetivo de abrir os olhos de todos os envolvidos para o desenvolvimento, sejam alunos, professores, comunidade ou poder público, dando liberdade, conhecimento e opções para novas buscas.

O palestrante é engenheiro, doutor em Física e há anos presta assistência e consultoria a habitats de inovação, em especial parques tecnológicos, polos tecnológicos, tecnópoles e projetos regionais para o futuro. Na opinião de Spolidoro, existe uma consciência das universidades regionais em buscar conhecimento e a ampliação da ciência, da tecnologia e da inovação, sendo que o grande desafio é colocá-las no contexto e realidade da própria universidade. “Não basta a universidade publicar em grandes revistas ou ter grandes projetos, é preciso pensar no que ela vai ajudar a comunidade. As universidades precisam agir como gestoras do futuro”, pontou o palestrante, que é presidente e fundador da Neologo Consultores LTDA.

Programação
A programação do Fórum do Futuro prevê diferentes momentos para cada público: neste dia 20, à noite, das 19h às 22h, destina-se à comunidade empresarial; no dia 21, das 13h30min às 17h, a comunidade acadêmica da UPF pode participar do evento, no Salão de Atos da Faculdade de Direito; e no dia 22, das 8h30min às 11h30min, também no Salão de Atos da Faculdade de Direito, o Fórum destina-se aos representantes do setor público.

 

Gostou? Compartilhe