Presidente mundial do Cioff visita a UPF

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A XII edição do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo segue até este sábado, dia 23 de agosto, com apresentações de 12 grupos de diferentes países, quatro de outros estados brasileiros e 47 grupos gaúchos. O evento é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo, Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de Artes Tradicionais (Cioff) e Lei de Incentivo a Cultura. O presidente mundial do Cioff, Philippe Beaussant, está na cidade acompanhando a programação e, nesta quinta-feira, 21 de agosto, visitou a Universidade de Passo Fundo (UPF), uma das apoiadoras do Festival.

Beaussant foi recebido no Centro Administrativo, pela vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Dalmolin, e esteve acompanhado pela diretora da UPF Idiomas, professora Rosane Zimmermann, e pelo coordenador geral do Festival, Paulo Dutra. A vice-reitora agradeceu a visita e destacou a importância do trabalho realizado pelo Cioff, especialmente no sentido de resgatar a identidade dos povos. “Os festivais de folclore fazem com que as pessoas se reportem novamente à história, fortalecendo a essa identidade cultural”, enfatizou.

O Cioff é uma organização não-governamental que objetiva promover, apoiar e coordenar projetos que visem à integração de crianças e jovens com o seu folclore, tradição e cultura; promover a herança intangível, através de outras formas de expressão, tais como a dança, a música, os jogos, os costumes e outras artes; apoiar as atividades relacionadas a folclore e herança cultural e servir à causa da paz.

O presidente mundial do Conselho, que visita Passo Fundo pela primeira vez, se disse impressionado com o Festival local. De acordo com Beaussant, o evento está entre os maiores realizados pelo Cioff no continente americano. “Temos 350 festivais internacionais promovidos pelo Cioff. O evento de Passo Fundo é forte, popular, tem muitos voluntários e propicia também uma boa convivência e troca de experiências entre os grupos”, afirmou ele, que também está à frente do projeto Liga de Ensino, uma parceria do Cioff com a Unesco para auxiliar crianças em situação de vulnerabilidade. Além de saber mais sobre a UPF e seus projetos culturais, Beaussant, ao final da visita, entregou à professora Bernadete uma revista do Cioff e um livro de canções para crianças.

 

Gostou? Compartilhe