O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF), completa 39 anos no próximo dia 25 de agosto. Fundado em 1975, o Muzar tem por finalidade valorizar o patrimônio natural por meio da preservação dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento. O museu localiza-se no Campus I da UPF e recebe crianças, adolescentes e adultos, que visitam exposições, participam de palestras e mostras de vídeos e vivenciam a Trilha Perceptiva, entre outras atividades.
O Muzar busca manter coleções representativas de botânica, geologia, paleontologia e zoologia entre outras, buscando identificar, conservar e registrar suas coleções didáticas e científicas. Também são objetivos atuar em projetos de identificação da fauna e da flora da região do Planalto do Rio Grande do Sul, desenvolver projetos de educação ambiental, oportunizar a formação acadêmica extracurricular e realizar parcerias e intercâmbios com outras instituições.
Em comemoração ao aniversário, o Muzar recebe a Exposição “Do Pinhão ao Pinheiro”, que pode ser visitada até março de 2015. Além disso, o museu promove a 5ª Mostra de Vídeos Circuito Tela Verde, para Unidades Acadêmicas, campi e cursos, que terá exibições em setembro.
Desde 2010, o Muzar localiza-se em prédio especialmente construído para essa finalidade, com proposta museográfica adaptada às necessidades de atendimento ao público, de conservação do acervo e de apoio ao ensino e pesquisa. O local é referência no interior do Rio Grande do Sul.
Visitação
O Muzar/ICB/UPF recebe a comunidade geral, instituições de ensino de Passo Fundo e da região. Os grupos podem fazer agendamento, para visitas durante manhã, tarde ou noite, pela página www.upf.br/muzar ou pelo telefone (54) 3316-8316.
Muzar comemora 39 anos
· 1 min de leitura