?EURoeBiblioteca de Sala de Aula?EUR? estimula a leitura e a partilha

Representação teatral de obra literária marcou o início do projeto que propõe a troca de livros nas turmas de 1º Ano

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Incentivar a leitura na infância, além de ser essencial para a formação leitores, é um dos compromissos da Rede de Educação Notre Dame com os seus estudantes. Para isso, ao longo de todo o ensino básico, projetos de estímulo e de interpretação e socialização de obras literárias são desenvolvidos.

No retorno à rotina escolar, após o recesso, os estudantes de 1º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame conheceram mais um destes projetos. A “Biblioteca de Sala de Aula” objetiva que semanalmente, dois livros sejam trocados pelos estudantes. Para isso, cada um deles optou por um título entre os sugeridos pelas educadoras, adequados à faixa etária das crianças, e o adquiriu para compor a biblioteca da turma.

Para marcar o início da partilha dos livros, os estudantes do segmento assistiram à representação teatral da obra “O Monstro que Adorava Ler”. Encenada por estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental, a peça transpôs para o palco do Espaço Multiuso da instituição de ensino o fascínio da leitura descrito nas páginas do livro. De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Daniela Dal’Maso, através da encenação, buscou-se incentivar a plateia a sentir mais e mais este fascínio, já que o acesso a títulos diversificados é ampliado com a “Biblioteca de Sala de Aula”. A troca de obras entre os colegas é mais uma alternativa aos estudantes que visitam a Biblioteca escolar semanalmente para a retirada e devolução de títulos.

Estas turmas ainda participam do Projeto de Leitura da Rede de Educação Notre Dame, que há quatro anos é desenvolvido nas nove instituições de ensino mantidas por ela e tem como público educandos, educadores e responsáveis. 

Gostou? Compartilhe