Os moradores e motoristas que trafegam pela Avenida Moacir da Motta Fortes têm demonstrado insatisfação com as novas sinaleiras instaladas na via. No espaço de duas quadras foram instalados três semáforos, dos quais dois já estão em funcionamento e um terceiro começará a operar em breve. Para melhorar o fluxo no trecho, a Prefeitura de Passo Fundo iniciou ontem (26) a retirada de três lombadas físicas e deverá fazer algumas alterações no tempo dos semáforos.
Comerciantes que trabalham na região contam que a lentidão para trafegar na via aumentou demasiadamente desde que os semáforos entraram em funcionamento. Mesmo em horários que não são de pico ocorrem congestionamentos frequentes. Conforme um comerciante que preferiu não se identificar a lentidão no trânsito piora ainda mais a situação que eles já sofrem com a falta de vagas para estacionamento. Para passar pela sinaleira muitos motoristas precisam parar diversas vezes. “Passo todos os dias por aqui. Hoje tive de parar três vezes para conseguir passar. Elas mais pioraram do que ajudaram”, afirma sobre os semáforos o motorista Ezequiel Didoné, 29 anos.
O empresário Luiz Carlos Ferrari destaca que o principal motivo observado por ele para a lentidão e os congestionamentos é a falta de sincronia entre os semáforos e a irregularidade dos tempos que permitem que uma via menos movimentada tenha mais tempo de sinal aberto do que a via principal, com mais movimento. De acordo com ele o tempo do sinal aberto na Avenida Moacir da Motta Fortes é de aproximadamente 20 segundos. Esse tempo, conforme a observação feita por ele é suficiente para que apenas entre cinco e 10 carros passem o cruzamento por vez. “Às vezes tranca e as pessoas nem conseguem sair da garagem, nem estacionar”, relata. Na opinião dele, as mudanças diminuíram o fluxo dos veículos.
Readequações