Além da grande quantidade de chuva, granizo causou estragos em vários municípios da região. Em Passo Fundo, árvore caiu e atingiu veículo no bairro Lucas Araújo
O mês de setembro, que historicamente é o que tem a maior média de chuvas, já começou mostrando a sua principal característica. Em apenas 6 horas, nesta terça-feira, dia 2 de setembro, foram registrados 47 milímetros, o que corresponde a 23% da média normal histórica. “A chuva desta terça-feira foi o reflexo do choque da entrada de uma frente fria com o ar seco que vinha predominando até segunda-feira (1°), quando fez 26°C de máxima”, comenta o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
Essa frente fria chegou à região no início da terça-feira, causando pancadas de chuva por vezes forte, trovoadas e rajadas de vento de moderada a forte intensidade (entre 60km/h e 90km/h) e queda de granizo em alguns bairros da cidade e também em municípios vizinhos. Além disso, a temperatura entrou em ligeiro declínio. Durante a quarta-feira (3) a chuva continua, mas com menos intensidade, segundo Sampaio. Quinta-feira (4) e sexta-feira (5) ainda serão de muita nebulosidade. “Na sexta-feira pode novamente ocorrer pancadas de chuva no final da tarde. A temperatura mínima fica em 14°C e a máxima chega aos 26°C”, avisa o observador.
No final de semana uma nova forte área de instabilidade chega à região e a previsão é de que entre sábado e domingo ocorram pancadas de chuva por vezes forte, com trovoadas, ventos de até 90km e novamente queda de granizo. “Chove quase toda a semana. Até dia 15 serão poucos dias de tempo bom”, destaca o observador. Sampaio ressalta ainda que o que chamou a atenção neste ano é que já foram 6 registros de queda de granizo na Estação de junho para cá. “É normal que isso ocorra nesta época, mas este ano está sendo com maior incidência. Os maiores temporais que atingiram Passo Fundo e o estado ocorreram na transição do inverno para a primavera e também da primavera para o verão, até porque a primavera tem características de ser a estação das chuvas e temporais em todo o Rio Grande do Sul”, explica.
Temporal segue na Metade Oeste
A quarta-feira (3) será mais um dia com muitas nuvens em todo o Rio Grande do Sul, segundo o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet). Ao longo do dia ocorrerão períodos de sol intercalados com períodos de céu nublado, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Oeste e na faixa Norte. Há risco de temporais isolados nas Missões, Alto Vale do Uruguai, Planalto Médio e na região Central. A temperatura sobe e oscilará entre 26°C e 28°C em grande parte das áreas.
A massa de ar quente e úmido seguirá predominando e ao longo da quinta-feira ocorrerá grande variação de nuvens em todo o Rio Grande do Sul. As áreas de chuva atingirão, principalmente, a faixa Oeste e o Norte Gaúcho, com possibilidade de chuva fraca e isolada nas demais regiões. As temperaturas permanecerão amenas em todo estado.
Árvore cai sobre veículo
Os fortes ventos da manhã desta segunda-feira causaram a queda de uma árvore na esquina da rua Daltro Filho com a avenida Scarpelini Ghezi, no bairro Lucas Araújo. De acordo com o relato do motorista, ele trafega diariamente pelo local e estava parado esperando para atravessar o cruzamento quando viu a árvore cair. Apesar do susto, apenas danos materiais foram registrados.
Sinaleiras e lombadas
Em alguns pontos da Avenida Brasil os semáforos e as lombadas eletrônicas apresentaram problema durante o temporal da manhã de ontem.
Alagamentos
Em diversos pontos da cidade foram registrados alagamentos como em um dos trevos de acesso ao Bairro São José.
Temporal causa estragos na região
* Erechim: conforme o Corpo de Bombeiros, apenas uma ocorrência foi registrada, no bairro Progresso, na rua São Jorge, de alagamento em residência. Mas segundo as informações, trata-se de uma boca de lobo entupida na rua o que acabou provocando o alagamento na residência.
* Ipiranga do Sul: o granizo por volta das 8h30 causou estragos em três residências, sendo que duas delas tiveram o telhado praticamente todo destruído. Foi na Linha Martinelli. Segundo o chefe de Obras do município, Selvino Maier, foram utilizados 400 metros quadrados de lona para amenizar a situação nestas residências. Já pela tarde, a chuva intensa danificou algumas estradas, porém, Maier diz que o levantamento dos prejuízos só será possível ser realizado nesta quarta-feira
* RSC-480: conforme informações da assessoria de imprensa do Daer, o trecho da RSC-480, em Erval Grande, que havia sido danificado devido as chuvas intensas registradas no final do mês de junho e que passou por um período de interdição, segue liberado em meia pista. Está devidamente sinalizado, mas o Daer recomenda aos motoristas que trafeguem com cuidado no local.
* Casca: está se recuperando dos estragos causados pela chuva de granizo que atingiu o município por volta da 1h30 da madrugada de domingo, 31 de agosto. Os aproximados 5 minutos de chuva de granizo e fortes ventos foram suficientes para quebrar galhos de árvores, espalhar folhas e terra e causar alguns danos materiais em vidros e telhados.
* Getúlio Vargas: a chuva e o granizo atingiram a cidade logo no início da manhã de segunda-feira, por volta das 8h e, também após o meio-dia, que além da chuva e granizo, vento forte ocasionou alguns danos no município. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Maicon Lires Diehl, foram oito residências que tiveram destelhamento parcial e que com ajuda do Corpo de Bombeiros foram distribuídos cerca de 200 metros quadrados de lona. Os bairros mais prejudicados foram Navegantes e São Pelegrino. Além disso, a cobertura nova do posto de saúde do bairro São José, que estava prestes a ser inaugurado, desabou.