A doação de órgãos é um gesto solidário, de amor e que promove um grande elo pela vida. Esperança para muitas pessoas, o ato da doação ainda representa um tabu para outras.Para incentivar a doação, o Hospital São Vicente de Paulo realiza no dia 27 de setembro uma Caminhada Viva a Vida.
Segundo dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e Organização de Procura de Órgãos (OPO-4 RS) mostram a diminuição do número de doações e o aumento da negativa familiar à doação. No ano de 2013, o HSVP registrou a doação de 80 córneas, sete fígados, 16 rins e 40 doadores de tecidos musculoesqueléticos. Até julho de 2014 os números apontam uma queda, já que foram contabilizados, 13 córneas, 14 rins, quatro fígados e 10 doadores de tecido musculoesqueléticos. Sabendo da importância do crescimento deste número, o HSVP realiza em caráter permanente a campanha Doe Órgãos: uma corrente pela vida, e desde o ano passado, promove a Caminhada Viva a Vida, que tem por objetivo discutir, esclarecer e apoiar a causa da doação. Com estas metas, o HSVP convida à todos para a 2ª Caminhada Viva a Vida, que será realizada no dia 28 de setembro (domingo). O evento é alusivo ao Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Segundo as equipes, um dos principais motivos da diminuição do número de doações são as negativas familiares. Portanto, a vontade de ser doador deve ser transmitida aos familiares, já que são estes que poderão autorizar ou não o ato da doação, sendo assim fundamental que o assunto seja abordado entre as famílias e a comunidade. Se de um lado diminuem as doações, de outro aumentam as filas de espera por um transplante. Conforme a OPO4-RS e a CIHDOTT do HSVP, em Passo Fundo, há 18 pessoas a espera por um transplante de fígado, 70 por um transplante de rim, seis por um transplante de córnea e muitas famílias envolvidas na angústia da espera. “Em relação ao número de transplantes, no ano de 2013 tivemos 51 de córnea, 11 de fígado, 4 de rim e 993 de tecido musculoesquelético, utilizado nas áreas de odontologia e ortopedia. Neste ano, até julho foram 37 de córnea, sete de fígado, sete de rim e 285 de tecido musculoesquelético.
Caminhada Viva a Vida!
A 2ª Caminhada Viva a Vida será dia 27 a partir das 14h, com saída na Avenida Sete de Setembro, nº 166, seguindo até o Parque da Gare, onde os participantes terão disponível atrações, como mateada coordenada pela Escola do Chimarrão, Feira de Saúde, brinquedos para crianças. Mais informações podem ser obtidas nos fones (54) 3316-4044 e 3316-4079.