Experiências do ensino superior europeu pautam encontro na UPF

Doutor Elías Fernando Rodrigues Ferri, da Universidad de Leon, na Espanha, visita a UPF e participa de várias atividades envolvendo toda a comunidade acadêmica

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Grandes instituições de ensino superior do mundo inteiro estão debatendo e realizando reflexões sobre a nova universidade. Desde a prática docente até uma participação mais efetiva dos alunos, o tema tem sido trabalhado também pela Universidad de Leon (ULE), na Espanha. A Universidade de Passo Fundo (UPF), buscando diferenciar o ensino, ampliar parcerias e qualificar as pesquisas realizadas, convidou a comunidade acadêmica a debater o assunto e a ouvir as contribuições do catedrático da ULE, doutor Elías Fernando Rodrigues Ferri, que participa de várias atividades na Instituição. Na manhã desta quarta-feira (03/09), ele ministrou uma palestra para diretores de unidades acadêmicas e coordenadores de curso, com a temática El Espacio Europeo de Educación Superior (EEES). Su aplicación en la ULE.

Na opinião do reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, a experiência apresentada pelo professor Ferri serve de incentivo e motivação para as ações que são desenvolvidas na UPF. Segundo o professor José Carlos, a Universidade está no caminho certo e o processo de internacionalização é fundamental para que as mudanças aconteçam. “Para nós é uma alegria recebermos o professor Ferri e esta atividade vem confirmar o compromisso da Universidade neste propósito de desenvolver pesquisas inovadoras, principalmente na área da imunologia”, frisou, destacando a importância da parceria que a UPF tem com a ULE por meio de pesquisadores, entre eles, o professor Rafael Frandoloso. Os vice-reitores de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, e Administrativo Agenor Dias de Meira Junior, também prestigiaram a atividade, que teve um momento especial: a entrega da Medalha UPF ao professor Ferri.

Reconhecido pesquisador
Um dos maiores pesquisadores da área de sanidade animal da Espanha, o catedrático da Universidad de León e diretor-presidente do Instituto de Biotecnologia de León, Dr. Elías Fernando Rodrígues Ferri, destacou que sua vinda à UPF também responde ao contato feito pelo reitor da Universidade em recente visita realizada a instituições espanholas. Ferri destacou que na oportunidade foram estabelecidos laços de colaboração que devem ser mantidos e aprimorados com novos trabalhos e com o intercâmbio de alunos da graduação, pós-graduação e professores.

Uma nova forma de ensino superior
Na opinião do catedrático, espaços para abordar um novo sistema de ensino superior são fundamentais para que a mudança aconteça. “Está sendo uma oportunidade para abordar o sistema educacional europeu, que chamamos Espaço de Educação Superior, e que não afeta somente questões acadêmicas, mas a incorporação de títulos de mestrado e doutorado que pretendem ser uniformes em toda a União Europeia. Entendemos essa palestra como uma oportunidade de debater com os colegas desta Universidade as faces mais importantes desse novo esquema de funcionamento docente”, frisou.

Segundo Ferri, esse novo pensamento faz parte do Plan Bolonia, projeto que, desde 2010, propõe uma profunda reforma no ensino superior dos países europeus, englobando planos de estudos, formas de trabalhar em sala de aula e todos os aspectos que visam a melhorar a qualidade das universidades, envolvendo professores, alunos e colaboradores. Ainda de acordo com o doutor, esse processo está passando por um período de adaptação, como capacitação de recursos humanos e aprendizagem dos próprios professores.

Parcerias
O professor da UPF e pesquisador orientado pelo palestrante, Rafael Frandoloso, enfatizou como as parcerias e as pesquisas feitas em conjunto projetam a Universidade no cenário internacional. Para Frandoloso, com esses contatos aos poucos a UPF vai se firmando no cenário da pesquisa, sendo reconhecida no mundo todo. “Essa parceria com a ULE tem como principal benefício o intercâmbio de informações que são desenvolvidas em colaboração entre as duas instituições e que em conjunto potencializam a capacidade de cada um dos grupos desenvolver atividades de pesquisa em determinadas áreas. Esses resultados serão publicados em revistas internacionais de alto prestígio, projetando o nome da UPF no contexto internacional científico”, observou.

Gostou? Compartilhe