Assim como a música que é ícone estadual quando a intenção é valorizar as raízes e as riquezas naturais e culturais do Rio Grande do Sul, o tema eleito pelo MTG para o ano 2014, inclusive para os festejos Farroupilha, é Eu sou do Sul. Com o objetivo de difundir e expandir a cultura gaúcha em geral e os aspectos regionais, o tema permite que cada município ou região adapte a temática a fim de valorizar as próprias riquezas. Embora haja características comuns, a pluralidade da formação de cada região do Estado o torna um rico cenário de culturas que se misturam e convivem formando uma identidade única e múltipla ao mesmo tempo.
A coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi explica que o tema foi escolhido ainda em janeiro durante o Congresso Tradicionalista. “O tema abrange todo o Estado nas suas características, na dança, no canto, poesia, explorando os formadores do RS, símbolos como churrasco e chimarrão, enfim, as peculiaridades. Ele dá a oportunidade de cada município explorar as suas características”, acrescenta. Em Passo Fundo, entre os destaques das pesquisas realizadas para o desenvolvimento do tema estão a iconografia local relacionada aos monumentos e o resgate dos primeiros habitantes de Passo Fundo. “É uma oportunidade para que as pessoas que não conheçam a história possam também aprender um pouco mais sobre as nossas origens. Para isso cada uma das entidades envolvidas pesquisou um subtema”, conclui.
Na justificativa para a escolha do tema está destacada a formação do povo gaúcho constituída por uma mescla de etnias. Essa mistura traz uma bagagem cultural de hábitos, usos e costumes que caracterizam quem é do sul. O Rio Grande do Sul tem como característica cultural o somatório de todas as etnias que contribuíram para a povoação do Estado, e ainda, aspectos típicos que aqui nasceram e se cristalizaram, exatamente em função da convivência dessas etnias.