Marcada pela gangorra do tempo, com dias de sol e calor, seguidos pela chuva e o declínio da temperatura, a segunda semana do mês de setembro deve terminar da mesma maneira, alternando sol, calor e chuva em um mesmo dia. A semana havia começado com a influência de uma massa de ar seco e quente, o que fez com que as temperaturas entrassem em ligeira elevação, ficando a máxima perto dos 30°C. Já na quarta-feira (10), apesar do dia permanecer abafado, houve um amento de nebulosidade e o dia terminou encoberto por nuvens.
Nesta quinta (11), a frente fria chegou a região Norte e o dia amanheceu com chuva, ficando a temperatura mínima em 13°C e a máxima não passando de 18°C. De acordo com Ivegndonei Sampaio, observador meteorológico da Embrapa Trigo INMET, essa irregularidade do tempo é comum neste período. “Essas mudanças no clima são comuns especialmente nesta época de transição entre o inverno para a primavera, que inicia no dia 22 de setembro”.
Nesta sexta-feira (12), o dia ainda amanhece com nuvens e deve permanecer parcialmente nublado, com a presença do sol em alguns períodos, porém, ainda podem ocorrer pancadas de chuva fraca. A mínima será de 14°C e máxima chega aos 28°C. No sábado a previsão é de predomínio de sol e as temperaturas ficam entre 15°C e 30°C. O indicativo é de que uma frente fria entre na região provavelmente no sábado e permaneça atuando no domingo (14), quando podem ocorrer pancadas de chuva isoladas. “A partir de domingo as temperaturas entram em ligeiro declínio e a próxima semana deve começar com o frio, deixando a temperatura a baixo dos 10°C na segunda e na terça-feira”, comenta o observador.
Previsão no Estado
Uma massa de ar polar continua atuando em parte do Rio Grande do Sul e mantém o tempo firme. Em algumas regiões, o tempo começa a mudar ao longo do dia com o aumento da quantidade de nuvens e não se descarta a possibilidade de chuva isolada e fraca no começo da noite nesta área. A quantidade de nuvens aumenta na Grande Porto Alegre, Missões e Serra, mas não chove. Na região serrana a quantidade de nuvens também aumenta e dificulta a formação de geadas. Ao Norte e Noroeste há possibilidade de chuva fraca, mas temperaturas em alta na parte da tarde.