Foro do Trabalho implanta sistema eletrônico

Serviço será disponibilizado a partir de hoje em Passo Fund, Carazinho e Marau

Por
· 1 min de leitura
Corregedora do TRT4 (E), desembargadora Beatriz Renck, juntamente com a diretora do Foro do Trabalho, juíza  Cristiane Bueno MarinhoCorregedora do TRT4 (E), desembargadora Beatriz Renck, juntamente com a diretora do Foro do Trabalho, juíza  Cristiane Bueno Marinho
Corregedora do TRT4 (E), desembargadora Beatriz Renck, juntamente com a diretora do Foro do Trabalho, juíza Cristiane Bueno Marinho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A partir de hoje, o Foro do Trabalho de Passo Fundo passa a adotar o sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE-JT). Com a mudança, a unidade somente receberá novas ações pela via eletrônica. Uma solenidade, às 17h, desta quarta-feira, com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Cleusa Regina Halfen, marca a implantação do sistema.

Em Passo Fundo desde ontem, a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Beatriz Renck, afirma que o novo sistema traz uma série de vantagens em relação ao modelo anterior. “Primeiro é uma maneira de colaborarmos com o meio ambiente, uma vez que se elimina o papel. Também resolvemos problemas sérios de espaços, de arquivos. Certamente tornará os processos mais céleres. As consultas poderão ser feitas através da internet” projeta. Estatísticas do TRT apontam que o tempo médio de tramitação de um processo, do ajuizamento ao julgamento, é 51% mais rápida no meio eletrônico.

Segundo a magistrada, tantos os juízes, como servidores e advogados receberam treinamento para operar o novo sistema. Apesar da mudança, os processos físicos já em andamento serão mantidos até o final. “ Durante um período, juízes e servidores terão de trabalhar com os dois sistemas, mas aos poucos o papel vai sendo eliminado” diz. Além de Passo Fundo, o Processo Judicial eletrônico também será implantado nesta quarta-feira, na Vara de Trabalho de Carazinho e no Posto Avançado de Marau.

Gostou? Compartilhe