Estado apresenta projeto de ampliação do Aeroporto

Em reunião com lideranças da região de Passo Fundo, Casca e Marau, governo apresentou também o projeto de restauro da ERS 324

Por
· 2 min de leitura
Secretário de Infraestrutura reuniu-se com representantes de Passo Fundo, Casca, Vila Maria e Marau e apresentou um cronograma de obras para a rodoviaSecretário de Infraestrutura reuniu-se com representantes de Passo Fundo, Casca, Vila Maria e Marau e apresentou um cronograma de obras para a rodovia
Secretário de Infraestrutura reuniu-se com representantes de Passo Fundo, Casca, Vila Maria e Marau e apresentou um cronograma de obras para a rodovia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Autoridades e lideranças da região de Passo Fundo, Casca e Marau foram os primeiros a conhecer o projeto da Secretaria Nacional da Aviação Civil para ampliação do Aeroporto Lauro Kurtz. Além desse projeto, na reunião realizada na tarde desta segunda-feira (22) em Porto Alegre, o Secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, João Victor Domingues também detalhou o processo de transferência da ERS 324 do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) para a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e a previsão de obras para recuperação da sinalização e pavimentação. 

A primeira imagem da ampliação do Aeroporto projeta a construção de um novo terminal de passageiros e um pátio de estacionamento para as aeronaves à frente dos atuais angares particulares. A previsão é que o terminal de passageiros será ampliado de 400 m² para 3.188 m². O estacionamento terá capacidade triplicada, comportando até seis aeronaves de grande porte. Também está incluído a construção de um táxiway, permitindo que a aeronave saia da pista de pouso e decolagem ao mesmo tempo em que outro avião possa pousar em um curto espaço de tempo. "O projeto prevê que até seis aeronaves de grande porte poderão operar simultaneamente, além do novo terminal de passageiros, com todos os equipamentos eletrônicos necessários para operação 24 horas por dia", disse.

O projeto agora passa pela fase de levantamento de custos, aprovação do licenciamento ambiental e posteriormente para abertura do edital de licitação. O Banco do Brasil é o gestor da obra, com recursos do governo federal. Ainda não há previsão para início das obras.

Caminhão
O novo caminhão de bombeiros, modelo AC, específico para combate à incêndio em aeroportos foi entregue nesta segunda-feira no Aeroporto de Passo Fundo. O investimento faz parte de um convênio entre o Estado e o Governo Federal firmado em 2012 que permitiu a aquisição do veículo, num investimento de R$ 1,2 milhão. Com a chegada do caminhão e o apoio do Corpo de Bombeiros, o aeroporto ganha uma nova estrutura para operacionalização e aumenta suas condições para recebimento de grandes aeronaves de grande porte.

Reforço na sinalização ERS 324
Como já anunciado na semana passada, o trecho entre Passo Fundo e Casca da ERS 324 será administrado pela EGR. O decreto assinado pelo governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (23). Com esta medida, a empresa já inicia a substituição de placas de advertência, sinalizando os trechos mais perigosos e ainda pintura da pista. Esta reforma deve iniciar na próxima semana, com previsão de término em 20 dias. O objetivo é melhorar os trechos mais críticos da estrada. "Estamos trabalhando com as prefeituras os trevos de acesso e a duplicação que a EGR está montando para seu projeto financeiro para a duplicação dos trechos Passo Fundo/Marau e Marau/Casca", disse o secretário.

Já a recuperação da pavimentação de 38 km do pavimento deve ser iniciada em outubro. "Para a pavimentação, vai ser publicado o pregão eletrônico para contratar a empresa que vai fazer a obra. Será um investimento de no mínimo R$ 12 milhões, da EGR". As obras de recuperação de pavimento podem levar até 90 dias. Para o Diretor da Associação Comercial e Industrial de Marau (Acim), Paulo Wolff, afirmou que as obras emergenciais na ERS-324 vão melhorar a sinalização da rodovia, principalmente nas curvas mais perigosas. Segundo Wolff, em média, mais de 25 mil veículos trafegam por dia no trecho entre Passo Fundo e Marau. "Ficou definido que vai ser feita a sinalização e o recapeamento asfáltico. Num primeiro momento precisávamos apenas da sinalização para parar com os acidentes que ocorrem lá".

Duplicação em 2015
A EGR também iniciará os estudos da modelagem financeira da duplicação de 60 quilômetros entre Passo Fundo e Marau da rodovia, que deverá iniciar efetivamente, a partir de 2015. O valor estimado do investimento é de R$ 240 milhões, com obras que devem levar dois anos até a conclusão.

Gostou? Compartilhe