Um dos tipos mais frequentes no mundo, o câncer de mama atinge mais de 57 mil pessoas no Brasil. Esse número, que cresce a cada ano principalmente em mulheres, pode ser combatido com a realização de exames preventivos periodicamente.
Além dos efeitos na saúde das pacientes, o câncer de mama afeta também a autoestima de mulheres diagnosticadas com a doença. Para resgatar a autoconfiança, além de orientar as pacientes sobre o tratamento do câncer de mama o Hospital da Cidade, em parceria com a AstraZeneca do Brasil realizaram a palestra “Encontro com a Autoestima”, na tarde desta terça-feira (23). Durante a atividade as pacientes ouviram relatos de superação do câncer, seguido de um bate-papo sobre a doença. Na programação da tarde, ocorreram também atividades lúdicas em grupo e uma oficina de maquiagem.
A campanha “Autoestima: A melhor escolha contra o câncer” é realizada desde 2009 em todo o Brasil. Neste ano, o Hospital da Cidade foi escolhido como referência na região para sediar as ações da campanha, que serão realizadas em outras 3 cidades do Rio Grande do Sul. A psicóloga do Hospital da Cidade e Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes, Elsa Tallamini explica que “esta é uma das atividades que antecedem o Outubro Rosa e o lançamento do Grupo de Apoio à pacientes com câncer, que desenvolverá atividades semanais junto aos pacientes.”