Coleurb lança Projeto Andar Seguro - Melhor Idade

População idosa é mais propensa a acidentes no interior do ônibus

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A população idosa é um público assíduo nos coletivos urbanos. Nesta faixa etária, ocorrem mudanças físicas significativas que podem dificultar a mobilidade e comprometer alguns dos sentidos. Por estarem mais propensos a acidentes no interior do ônibus, entende-se que há uma necessidade de direcionar orientações específicas a este público.

Tendo em vista a maior fragilidade destes passageiros, a Coleurb lançou, na tarde dessa segunda-feira (22), o Projeto Andar Seguro - Melhor Idade, que tem como objetivo principal instruir os idosos quanto à forma segura de se portar na utilização do transporte coletivo, a fim de prevenir acidentes dentro dos ônibus. Paralelamente, também será feito um trabalho de sensibilização de motoristas e cobradores quanto às dificuldades dos idosos.

O lançamento contou com a presença dos presidentes dos grupos de Terceira Idade da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso (COMAI) de Passo Fundo. Posteriormente, as atividades serão realizadas com um grupo (bairro) por semana. São 50 grupos que reúnem, ao todo, cerca de três mil idosos. O primeiro grupo contemplado será o da Vila Carmem, no dia 7 de outubro.

Atividade

Serão realizados passeios com o Ônibus Comunitário da Coleurb. Os instrutores buscarão o grupo em seu local de encontro semanal, seguindo o itinerário com destino à sede da empresa, no bairro Petrópolis. Durante o percurso, instrutores especializados em segurança irão orientar os idosos sobre assuntos relacionados ao comportamento no ônibus: conflitos de circulação; horários para deslocamentos; formas adequadas para solicitar o embarque e desembarque; comportamento no interior do coletivo; entre outros. Ao final da atividade, será oferecido um chá da tarde. Após, os participantes serão conduzidos de volta ao local de partida.

Este projeto faz parte do Programa HumanizAÇÃO, visando contribuir para o bem estar coletivo e aproximar ainda mais a Coleurb da comunidade.

Gostou? Compartilhe