Aplicativo permite conhecer a qualidade do leite

Agrotecno Leite: Ferramenta dá acesso a resultados de análises, informa quando algum parâmetro não está em conformidade e sugere possíveis formas de corrigir o problema

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os produtores que visitam a Agrotecno Leite 2014 podem conhecer uma ferramenta online que permite saber a real qualidade do leite produzido em suas propriedades. O Portal Vertical é disponibilizado por meio do Serviço de Análise do Rebanho Leiteiro (Sarle) da UPF. Desta forma, os produtores que trabalham com empresas que realizam as análises de qualidade do leite no Sarle, conforme regulamentações do Ministério da Agricultura (MAPA), têm acesso facilitado aos resultados pela internet. Além de saber qual a qualidade do leite eles também recebem informações sobre parâmetros que não estão em conformidade com a legislação e possíveis formas de solucionar o problema.

O coordenador do serviço, professor Carlos Bondan, esclarece que a indústria é obrigada, pela Instrução Normativa número 62 do Ministério da Agricultura, a fornecer os parâmetros do leite adquirido dos produtores. Desde 2005, no mínimo uma vez por mês a indústria coleta amostras do leite de cada produtor para analisar a qualidade. Os resultados das análises realizadas no Sarle são encaminhadas tanto para a indústria contratante do serviço, quanto para o MAPA. “Esses resultados também são usados para pagar o leite produzido e o principal interessado, o produtor, não tinha acesso direto a eles. O laboratório enviava à indústria e a indústria ao produtor e algumas vezes aconteciam desconfortos entre as partes”, acrescenta.

A partir do Portal Vertical o produtor teve o acesso à informação facilitado. Cerca de uma semana após a coleta da amostra, ele pode acessar o portal, com login e senha próprios, e ver os resultados e utilizá-los para melhorar a qualidade do leite. “O Portal Vertical ajuda o produtor, pois ele pode saber todos os parâmetros analisados e os resultados. Além de informarmos os resultados sempre que houver alguma inconformidade aparece um destaque e ao clicar sobre o ícone abre um arquivo mostrando possíveis causas e manejos ou atitudes que podem adotar nas propriedades para corrigir”, enfatiza.

Em funcionamento há quase um ano, o professor destaca que ainda levará mais um período para que seja possível observar mudanças de comportamento dos produtores e melhorias significativas na qualidade das amostras de leite analisadas. “Importante afirmar que o leite, quando sai da vaca, é um produto com determinadas qualidades. Depois que ele saiu do animal não tem como melhorar, ele só tende a piorar. Temos todos os mecanismos conhecidos para manter a qualidade e qualquer problema que venha a acontecer, sanitário ou contaminante, é culpa da interferência humana e é isso que precisamos controlar para manter a qualidade do produto ao consumidor final”, salienta. Os interessados em conhecer mais sobre o Portal Vertical e os serviços oferecidos pelo Sarle podem visitar o espaço montado na Agrotecno leite 2014.

 

Gostou? Compartilhe