A iniciativa de realizar uma Feira Regional de Economia Solidária (Fresol) remonta aos anos de 1996 e 1998. A partir do acontecimento de dois encontros estaduais de Economia Popular Solidária e da primeira Feira Estadual de Economia Solidária de Porto Alegre, surgiu a necessidade de realizar encontros sobre a temática na região, já que os eventos estaduais contavam com uma boa participação de grupos e entidades da região de Passo Fundo. A 14ª Feira Regional da Economia Solidária e Mostra da Biodiversidade será realizada nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Igaí Eventos, em Passo Fundo.
Nestes 14 anos a Fresol ganhou espaço e visibilidade, passando de uma feira regional para estadual, com a participação de expositores de outros Estados. “A Fresol tem como intenção propor uma forma alternativa ao modelo de sociedade e economia vigente. Este espaço propicia aos envolvidos expor, comercializar, trocar experiências e ampliar seus horizontes, possibilitando também à sociedade visualizar uma maneira diferente de se relacionar e de conviver, entre os concidadãos e com a natureza”, salientou o secretário executivo do Fórum Regional da Economia Popular Solidária, Ademar Marques.
Neste ano a feira apresenta como tema para discussão a “Comercialização Solidária, Cooperativismo e Sustentabilidade”. Para Ademar, a cada ano a feira ganha uma maturidade e uma atenção diferente, a qual busca fortalecer determinadas áreas da Economia Solidária. “Nós já tivemos temas voltados para os catadores, para as frutas nativas, a agroecologia, ao artesanato. Neste ano a gente traz para aprofundar os debates a Comercialização Solidária o Cooperativismo e a Sustentabilidade”. Junto a Fresol, ocorre a mostra de biodiversidade que tem possibilitado a troca de experiências entre agricultores familiares