Os idosos já representam 10% da população brasileira, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante desse contingente, o Estatuto do Idoso, em vigor desde 2003, regulamentou uma série de dispositivos legais para garantir direitos das pessoas com mais de 60 anos. Mas uma boa parte dessa população ainda precisa lutar para ter seus direitos assegurados.
Em Passo Fundo, porém, eles contam com alguns órgãos que os apoiam, como é o caso do Balcão do Idoso, projeto da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF). Dos 24 mil idosos residentes em Passo Fundo, o Balcão do Idoso estima que cerca de 10 mil estejam em situação de vulnerabilidade social, ou seja, não conseguem acessar os serviços disponíveis para alcançar seus direitos.O projeto “Resgate da cidadania e direitos do idoso” do Balcão do Idoso busca atender idosos em situação de vulnerabilidade e violação de direitos oferecendo a população idosa e familiares um espaço de acesso à Rede Social de Atendimento ao Idoso, de forma a ofertar um espaço físico para o recebimento de demandas.
Uma das principais constatações do projeto é que a população de idosos cresce e a vulnerabilidade social também. Os serviços disponíveis ao idoso estão longe de absorver o número crescente de pessoas com idade acima de 60 anos. “Temos monitorado de forma efetiva esta questão e observamos que as situações de vulnerabilidade social têm crescido na mesma proporção que o contingente de idosos, de forma que a epidemia do envelhecimento já se reflete nas situações de violação”, destacou a coordenadora do Balcão do Idoso.
Em 2013, o projeto de extensão da UPF realizou 86 atendimentos. As maiores demandas foram nas situações de negligência/abandono/autonegligência, violência física/verbal e dificuldade/impedimento de acesso aos serviços. Comparado com 2012, onde foram registrados 157 atendimentos, observa-se uma diminuição significativa de atendimentos. “A atuação da Rede de Proteção ao Idoso e o trabalho de conscientização e sensibilização desenvolvido nas comunidades para minimizar as situações de violência e violação de direitos são fatores que contribuíram para essa diminuição”, explicou a coordenadora do Balcão do Idoso, Denize Cornelio da Luz.
No entanto, os casos que chegam ao órgão ainda são poucos perto do número de idosos que estão em vulnerabilidade. O descaso e a falta de informação contribuem para aumentar as situações de negligência e abuso. “Os casos que chegam ao Balcão do Idoso representam apenas uma pequena proporção do total de situações de violação as quais os idosos são submetidos”, alertou Denize.
Em 2014, até o mês de julho, cerca de 80 atendimentos diretos foram realizados. Além disso, o órgão também registrou 500 atendimentos indiretos, onde o Balcão foi até os idosos oferecer os serviços. Francisca Ribeiro de Mello, 69 anos, costuma procurar com frequência o projeto. “Esse atendimento é muito importante para as pessoas idosas. Facilita a nossa vida, porque eles nos encaminham para os serviços. Tem muitos idosos por aí que são abandonados pela família ou que precisam de atendimento na saúde”, declarou Francisca.
Programação interativa
A Prefeitura de Passo Fundo, através da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso está promovendo, desde ontem (30), uma série de atividades comemorativas. “Todos os anos comemoramos o Dia do Idoso com muitas atividades. Temos uma novidade muito interessante para 2014, teremos nosso 1º Engenho Artístico, que conta com trabalhos realizados pelos grupos durante o ano”, ressaltou a coordenadora de Atenção ao Idoso, Cândida Bertoncello.
Confira a programação completa:
1º de outubro – quarta-feira
Horário: 14 horas
Local: Auditório Biomédico UPF
Programação:
1º Engenho Artístico DATI/COMAI 2014
Apresentações artísticas
2 de outubro – quinta-feira
Horário: 14 horas
Local: Auditório Biomédico UPF
Programação:
1º Engenho Artístico DATI/COMAI 2014
Apresentações artísticas
Entrega de premiação da rifa
Sorteio de brindes
Homenagem aos alunos do Maior Idade
3 de outubro – sexta-feira
Horário: 14 horas
Local: Salão da COMAI
Programação:
Feira de Saúde com teste de glicose e verificação de pressão
Mostra de Artesanato
Mateada (erva-mate e água quente serão disponibilizadas no local)
Tarde de Beleza
Shows musicais e artísticos com bandas e dança
Apresentação da cantora Danúbia Samora