Fórum das Águas enfatiza proteção dos recursos hídricos

Evento realizado na noite de terça-feira (30) faz parte da programação do XXI Semana Interamericana e XIV Semana Estadual da Água

Por
· 1 min de leitura
Fórum das Águas foi realizado no Centro de Eventos da UPFFórum das Águas foi realizado no Centro de Eventos da UPF
Fórum das Águas foi realizado no Centro de Eventos da UPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo (CBHPF) e a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveram no dia 30 de setembro o Fórum das Águas. O evento integra a programação do XXI Semana Interamericana e XIV Semana Estadual da Água e abordou o papel de um Comitê de Bacia e a importância de proteger os recursos hídricos. Participaram acadêmicos, professores, membros do CBHPF e comunidade em geral.
 
Um dos objetivos do evento foi mostrar a importância e funcionamento do Comitê da Bacia do Rio Passo Fundo que abrange 30 municípios da região. Ele integra o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e tem como finalidade gerenciar os recursos hídricos na bacia para garantir a quantidade e a qualidade da água para todos os usuários. “Queremos fortalecer o Comitê do Rio Passo Fundo dentro da comunidade acadêmica e na sociedade. A água é vital para a vida, para o ecossistema e para o desenvolvimento”, destacou o presidente do CBHPF, Claudir Luiz Alves.
 
O membro do Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Paulo Fernando Cornélio, palestrou sobre os aspectos históricos e geográficos do Rio Passo Fundo. A preservação do “berço das águas”, região que abrange as nascentes de cinco bacias hidrográficas do Estado, foi um dos aspectos ressaltados no evento. “O nosso desejo é que aquela região seja transformada em uma Área de Proteção Ambiental (APA) para evitar que seja urbanizada. Empreendimentos não podem ser destinados para aquele local para não comprometer as nascentes dos rios que contribuem para o consumo humano e para o desenvolvimento de Passo Fundo, da região e do Estado”, explicou o membro do Gesp.
 
“O Rio que temos, o Rio que queremos” foi tema da palestra ministrada pela representante da Secretaria Estadual da Agricultura, Maria Helena Bassan Benedetti. “Destacamos as fragilidades do rio, concentradas principalmente na zona urbana, através dos resíduos sólidos, do esgoto doméstico e resíduos da indústria. Também destacamos os progressos na região da zona rural onde já é visível a recuperação de alguns banhados e faixas em torno de nascentes”, revelou Maria Helena.
 
A Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) possui convênio assinado com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente até 2017 e, portanto, oferece a estrutura e apoio necessário ao CBHPF, que está ligado a Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.

Gostou? Compartilhe