Divulgada a lista dos destaques da pesquisa científica do Rio Grande do Sul em 2014

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou na última semana os destaques da pesquisa científica em 2014. Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho foi criado em 2011 com o intuito de mostrar a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade. 

A cerimônia ocorre no dia 22 de outubro, em jantar no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), às 20h. A premiação distingue desde pesquisadores reconhecidos pela excelência em suas áreas de conhecimento até estudiosos atuantes na indústria e jovens cientistas do ensino médio e de universidades. 

Saiba mais sobre os vencedores: 
- Pesquisador Destaque: 
Engenharia – Andrea Moura Bernardes (UFRGS) 
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Andréa Moura Bernardes é professora da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde 1990. Engenheira química formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), obteve os títulos de doutor em Engenharia na TU-Berlin (Technische Universität Berlin), na Alemanha. Desde 1997, desenvolve estudos na área de reciclagem de materiais e tratamento de efluentes com reuso de água. Atualmente, coordena o Laboratório de Corrosão, Proteção e Reciclagem de Materiais (Lacor) da UFRGS. 

Física e Astronomia – Yan Levin (UFRGS) 
O russo Yan Levin é o professor mais citado do Instituto de Física da UFRGS nos últimos anos. Graduado pela Carnegie Mellon University, mestre pela University of California at Berkeley e doutor pela University of California at Berkeley, publicou mais de 129 trabalhos científicos na carreira. Em 2012, recebeu o prêmio CBPF, entregue pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pelo trabalho em mecânica estatística e biofísica.

Matemática, Estatística e Computação - César Augusto Fonticielha de Rose (PUCRS) 
Graduado em Ciência da Computação na instituição católica, César Augusto é doutor pela Universidade de Karlsruhe (KIT), Alemanha, na área de Gerência de Recursos em Arquiteturas Paralelas. O pesquisador é reconhecido pela qualidade de suas publicações e pela importância de suas produções bibliográficas e técnicas em nível nacional e internacional. Nos últimos 10 anos, publicou mais de um artigo por ano em revistas internacionais e mais de 30 participações em eventos internacionais no mesmo período. Foi fundador e atualmente coordena o Laboratório de Alto Desempenho da PUCRS. 

Interdisciplinar - José Maria Montserrat (Furg) 
Formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, José Maria é mestre em Bioestatística pela mesma instituição. Em 1997, concluiu o doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal de Rio Grande (Furg) para, em 2013, se tornar pós-doutor em Metabolômica no National Institute of Standards and Technology (NIST) em Charleston, Estados Unidos. Além de publicar 126 artigos em periódicos especializados, é revisor científico em mais de 35 revistas internacionais, sendo membro do corpo editorial das revistas Acta Toxicológica Argentina e Chemistry and Ecology. 

Química - Helio Gauze Bonacorso (UFSM) 
Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) desde 1991, o químico industrial Helio Bonacorso doutorou-se em Síntese Orgânica na Alemanha pela Universidade de Stuttgart, dedicando-se à síntese de azepinos, quinoxalinas e sistemas heterocíclicos condensados. Como orientador, formou 13 doutores, 31 mestres e muitos alunos de iniciação científica. Além de participar de mais de 200 publicações, é revisor de periódicos internacionais e pesquisador do CNPq desde 1996. Atua principalmente na pesquisa sobre o desenvolvimento de novas metodologias sintéticas para obtenção de moléculas acíclicas e heterocíclicas.

- Destaque Especial ao Ano Internacional da Agricultura Familiar:
Vicente Celestino Pires Silveira (UFSM) 
Projeto: Desenvolvimento sustentável de pecuaristas familiares do Rincão do 28: avaliação dos resultados obtidos através das ações de extensão compartilhada entre entidades públicas, privadas e produtores rurais. 

O médico veterinário Vicente Celestino, formado em 1983 pela Universidade da Região da Campanha, é mestre em Zootecnia pela UFRGS, doutor pela Edinburgh University e pós-doutor no Centro de Investigación y Tecnologia Agroalimentaria de Aragón, na Espanha. É membro da comissão editorial da Revista Ciência Rural e representa a UFSM no Comitê de Desenvolvimento Regional da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e no programa Bramex. Atua principalmente nos temas de produção animal, modelos de simulação, economia agrária e dos recursos naturais, cadeias produtivas e desenvolvimento regional. 

- Jovem Inovador: 
Ruhan Ávila Conceição (Ufpel) 
Estudante de Engenharia de Computação na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Ruhan, 22 anos, é bolsista de iniciação científica no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci), onde trabalha no desenvolvimento e otimização algorítmica e arquitetural dos módulos de codificação de vídeos. 

- Pesquisador na Empresa:
 
Daniel Pacheco Lacerda (Unisinos) 
Projeto: Proposição de Estrutura, Metodologia e Mecanismos de Governança para o Programa de Extensão Produtiva; e Desenvolvimento de ações de modelagem organizacional, atualização metodológica e capacitação nos projetos integrantes do Programa de Fortalecimento das Cadeias e Arranjos Produtivos Locais. 

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Pacheco é coordenador do bacharelado em Engenharia de Produção e do Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem (Gmap) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Tem experiência profissional e acadêmica nas áreas de Operações e Estratégia, Engenharia de Processos, Custos e Teoria das Restrições. Também desenvolve projetos de pesquisa aplicada em empresas como Fiocruz/Bio-Manguinhos, Petrobras, Transpetro, JBS, AGDI, Sebrase/RS e Vale. 

- Técnico Pesquisador: 
Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta (Senai Estância Velha) Orientador homenageado: Janete Schneider 
Projeto: Placa MDL gerada a partir de resíduo do processamento de couro (Senai Estância Velha) Objetivo: Desenvolver placas ou painéis MDL uso na indústria moveleira, utilizando os resíduos do couro (farelo de rebaixadeira), com o objetivo de diminuir o volume gerado nos curtumes e contribuir para o meio ambiente. 

Jovens promessas da pesquisa gaúcha, Juliane, 19, Lilian Lidiane, 21, e Rafael, 18, ingressaram no curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Estância Velha (Senai Estância Velha) após concluírem o ensino médio. Com o apoio da professora Janete Schneider, desenvolveram no ano passado o projeto sustentável de reaproveitamento de resíduos no Centro Tecnológico do Couro, no município do Vale do Rio dos Sinos. 

- Pesquisador na Indústria: 
Fabrício Aulo Ogliari (UFPel) 
O engenheiro de materiais Fabrício Ogliari é doutor na área de materiais odontológicos, com mais de 13 anos de experiência. É autor de mais de 50 artigos publicados em periódicos indexados, com 16 patentes depositadas e 14 produtos lançados no mercado odontológico. Por muitos anos, atuou em empresas do segmento como consultor e pesquisador pleno, onde adquiriu experiência e conhecimento na área. Atualmente, é professor do curso de Engenharia de Materiais na UFPel e dos programas de pós-graduação em Odontologia e em Ciências e Engenharia de Materiais, ambos da instituição pelotense. 

- Piá Empreendedor:
 
João Pedro Goulart da Silva e Radharani Malheiros Mendes (Junior Achievement-RS) 
Projeto: Luminatti, miniempresa de produção de luminárias sustentáveis 
Estudantes do 2º ano do ensino médio no Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre, João Goulart e Radharani Malheiros Mendes, ambos de 16 anos, representam a miniempresa Luminatti SA/E. O pequeno empreendimento é mais um caso de sucesso do Programa Miniempresa da Junior Achievement, organização sem fins lucrativos que auxilia jovens alunos a abrirem empresas.

Gostou? Compartilhe