Após uma segunda-feira com sensação térmica que chegou a 8ºC em alguns períodos, o calor deve retornar a região a partir desta quarta-feira. As temperaturas em elevação desde ontem devem seguir ascendentes até pelo menos sexta-feira (10). As informações são o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio que destaca ainda que os dias deverão ser de céu claro a parcialmente nublado.
Sampaio explica que na segunda-feira um ar frio e úmido associado à chuva e ao vento foi responsável pela baixa sensação térmica registrada. Durante todo o dia as temperaturas tiveram uma oscilação de apenas 4ºC variando entre 12ºC e 16ºC. A semana iniciou com nebulosidade e chuva fraca e contínua que teve um total de 12 milímetros. Desde ontem as temperaturas entraram em elevação na região e hoje o céu fica claro a parcialmente nublado com mínima de 15ºC e máxima já chegando aos 26ºC.
Na quinta-feira o céu fica claro a parcialmente nublado. A mínima fica em 15ºC e a máxima pode alcançar os 28ºC. Na sexta-feira o dia segue claro a parcialmente nublado. A mínima tem uma pequena elevação e fica em 16ºC. A máxima já pode chegar aos 30ºC. “Há indicativo de que o final de semana seja de tempo instável. Já a partir de sábado podem ocorrer pancadas de chuva isoladas e períodos de melhoria”, pontua. No sábado as temperaturas variam entre 16ºC e 26ºC. No domingo o calor retorna, mas ainda com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas isoladas.
As pancadas de chuvas isoladas são características da primavera. Sampaio explica que é comum ocorrer a junção de nuvens que formam uma grande nuvem capaz de causar temporais isolados com trovoadas e quedas de granizo. No entanto, não é o que deve acontecer no final de semana. “No final de semana podem ocorrer trovoadas e chuva em quantidade significativa em pontos isolados. Mas não se tem, até o dia 16, indicativos de chuvas em quantidades significativas e distribuídas uniformemente”, conclui.