Final de semana de muitas brincadeiras para as crianças

Atividades lúdicas e culturais foram promovidas no Quiosque de Leitura, HSVP, Leão XIII e ONG Agentes do Amor Divino

Por
· 4 min de leitura
Músicas, danças e alegria tomaram conta da festa do Espaço LúdicoMúsicas, danças e alegria tomaram conta da festa do Espaço Lúdico
Músicas, danças e alegria tomaram conta da festa do Espaço Lúdico
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em Passo Fundo, a semana das crianças terminou com muitas festas em diversos pontos da cidade. Entidades e empresas promoveram uma intensa programação com brincadeiras, atividades lúdicas, distribuição de presentes e doces. Arte e cultura foram presentes do Instituto Roberto Pirovano Zanatta e da Prefeitura de Passo Fundo na festa promovida neste domingo (12) à tarde. As atividades também comemoraram os três anos de atividades do espaço, que visa estimular e promover a educação e a leitura, especialmente no universo infanto-juvenil. “Esta história representa a memória de nosso filho escritor, Roberto, e serve de importante estímulo para que outras crianças também sejam amigas dos livros. É uma verdadeira satisfação ver que este trabalho está resultando em lindos frutos, como este evento que acompanhamos hoje”, disse a coordenadora do Instituto Roberto Pirovano Zanatta, Raquel Pirovano. “O funcionamento efetivo do Quiosque, especialmente pela grande movimentação no empréstimo de livros e a intensa presença de crianças e jovens neste espaço é uma importante recompensa e o que colhemos deste trabalho”,  complementou o presidente do Instituto, Cláudio Zanatta.

As atividades da Festa iniciaram com o Grupo de Música do Colégio Tiradentes, composto pelos alunos da extra-classe cultural de música, seguindo com o grupo de Artes Marciais e do grupo de Capoeira do Projeto Ecoar, do SEST/SENAT. Também fizeram parte da programação, o Grupo de Apresentações Trupe da Literatura, do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Prefeitura de Passo Fundo, o Mundo da Leitura da UPF, que realizou leitura dramática, contação de história com André Martinelli Piasson e, ainda, o Projeto Arte da Praça com Lisandra Anderson Ramos, que realizou a pintura de um painel alusivo a uma história literária


Espaço lúdico do HSVP
Criado para alegrar, humanizar o atendimento e proporcionar às crianças internadas momentos de ludicidade, o projeto Espaço Lúdico e de Atendimento às Crianças Hospitalizadas da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), comemorou nesta sexta-feira (10), 12 anos de existência, junto com a tradicional festa do Dia das Crianças. A comemoração teve a participação do Grupo de Violinos Suzuki, Baillar Escola de Dança, Recrearte, alunos da Odontologia IMED e alunos da Patologia da UPF. Mais de 30 crianças e seus familiares cantaram parabéns para o Espaço e aproveitaram dos momentos de descontração e alegria.

Para celebrar os resultados e fazer a alegria da criançada, a festa que teve dança, música e muitas brincadeiras também contou com comes e bebes e distribuição de brinquedos . A pequena Renata da Conceição, 4 anos, se encantou com as apresentações e os mimos que recebeu. A mãe Flávia de Conte Caetano, conta que estão a seis dias no hospital e que a filha participou das outras atividades ao longo da semana, que assim como a festa, fizeram muito bem para as duas. “É um momento de alegria, onde podemos espairecer um pouco, distrair e esquecer das ocupações. Para ela também é bom, vamos passar o Dia das Crianças aqui, e assim ela aproveitou e se divertiu”, disse Flávia. A coordenadora do projeto Sussi Menine destacou a importância do projeto e sua evolução ao longo dos 12 anos. “O projeto envolve não só os pequenos, mas sim a família e ameniza o sofrimento e as preocupações do ambiente hospitalar”, enfatiza.

Diversão nos Núcleos da Leão XIII

A comemoração em homenagem as mais de 800 crianças de zero a 12 anos de idade, atendidos pela Assistência Social Diocesana Leão XIII, de sete escolas de Educação Infantil e quatro Centros de Juventude, durou a semana inteira. Uma das comemorações aconteceu na sexta-feira (10), na Escola de Educação Infantil Berço da Esperança, onde diariamente são recebidas mais de cem crianças, na Vila Luiza. O dia foi de Festa à Fantasia. Até mesmo as educadoras entraram no clima e vestiram o figurino. Teve cachorro-quente, algodão doce, bala, pirulito e refrigerante. Nada mais poderia alegrar tanto os pequenos, que se divertiram com o brilho nos olhos e a energia típicos da idade, e de quem passa por um momento de felicidade. “Olha, no meu presente tem doce e um brinquedo!”, comemorou a pequena Letícia, ao ganhar uma surpresa no final do dia.

Além dos doces, os brinquedos entregues para as crianças foram recebidos pela Leão XIII através de doações, realizadas com o incentivo da campanha “Fazer o Bem Faz Bem”, promovida pela instituição em dias anteriores, com o apoio da Clínica Kozma e do Instituto Educacional – IE. “Nós da Leão XIII buscamos sempre fazer cada vez melhor, planejando, estudando e pesquisando. Acreditamos que cresceremos mais a cada ano, a cada experiência vivida. Não é tarefa fácil, pois muitas são as dificuldades que se apresentam no dia a dia, mas são superadas pelo comprometimento, responsabilidade e competência das nossas equipes de trabalho. Todos fortalecidos em trabalhar pelo bem comum, sem medir esforços para construção de um mundo melhor. Isso é real, sem demagogia”, declara a coordenadora executiva de programas da Leão XIII, Julmara Castilhos.

 

ONG Agentes do Amor Divino
A ONG Agentes do Amor Divino reuniu no sábado (11), mais de 200 crianças das vilas Annes, Fátima, Dona Elisa e Victor Issler para uma tarde com aquilo que os pequenos mais gostam: brincadeiras, doces e presentes. A festa contou com a participação no evento da Miss Passo Fundo, Stéfanie Ferrão Manfroi, o Grupo de Capoeira Angola Liberdade Casa Grande, o músico Senair Oliveira, o Palhaço Uhu e dezenas de voluntários que auxiliaram nas atividades. O presidente da entidade, Milton Menezes, agradeceu a participação dos voluntários e das pessoas que doaram alimentos, presentes e dinheiro para pagar o aluguel dos brinquedos.

 

Gostou? Compartilhe