Mudanças no atendimento pelo Sistema Único de Saúde em Passo Fundo devem ocorrer até o próximo ano com a implantação da central de consultas. A primeira etapa, que é a instalação da rede de fibra ótica nas unidades de saúde, já começou a ser realizada. Segundo o secretário de saúde, Luiz Artur Rosa Filho, a prefeitura está investindo cerca de R$ 500 mil reais em recursos próprios para equipar os locais com a rede de internet, que possibilitará a interação entre as unidades com o software que administrará a agenda de consultas. Com recursos estaduais, estão sendo adquiridos 150 computadores, que devem chegar às unidades no início do próximo ano.
Já o software que vai comandar a central também já foi adquirido através de uma licitação. O custo de R$ 500 mil será pago pela Prefeitura. Rosa Filho, explica que assim que as primeiras unidades estiverem equipadas com os computadores e com a rede de internet, o novo sistema entrará em funcionamento. A previsão é que algumas unidades possam iniciar o agendamento por telefone ainda neste ano, facilitando a vida dos usuários do SUS. “Atualmente os pacientes passam primeiramente pelo atendimento básico, depois precisam comparecer à secretaria de saúde para carimbar a requisição e agendar a consulta com o especialista ou exame. Com a central em funcionamento, a própria unidade de saúde entrará no sistema e agendará o atendimento e, posteriormente a secretaria entrará em contato com o paciente para avisar a data”, explicou.
O contrato com a empresa responsável pelo software é de dois anos, prazo onde a central de consultas deve ser integrada ao atendimento na Secretaria de Saúde, nos cinco Cais (Boqueirão, Hípica, Petrópolis, Fragomeni e Vila Luiza); no Ambulatório de Especialidades e São José e, nas ESF Nêne Graeff, Ricci, Vila Jardim, Farroupilha, Adirbal Corralo e Záchia.