A Revista Amanhã e a PricewaterhouseCoopers (PwC) – referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial –, promoveram no dia 30 de setembro, a premiação da pesquisa 500 Maiores do Sul. O evento se realizou na Casa Vetro, em Porto Alegre, e contou com mais de 300 convidados.
Realizado há três anos, o prêmio revela indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, utilizando como única fonte os balanços financeiros oficiais publicados pelas companhias. O Sicredi, que em 2013 estava no 13º lugar, avançou para a 12ª posição este ano dentre as maiores da Região Sul do Brasil. Já no ranking das 100 Maiores Empresas Gaúchas, permaneceu na 3ª posição com uma diferença muito pequena do segundo colocado, o Banrisul. No entanto, neste mesmo ranking, quando são avaliados – em separado – os resultados do patrimônio líquido, do Capital de Giro e do Lucro líquido, o Sicredi passa a ocupar a 2ª posição no ranking das 100 Maiores do RS.
A metodologia empregada para a elaboração do critério de classificação do ranking é baseada no Valor Ponderado de Grandeza (VPG), indicador criado com exclusividade pela PwC, que faz a média ponderada entre os três principais resultados das empresas: o patrimônio líquido (peso de 50%); a receita bruta (40%); e o lucro ou prejuízo (10%). Dentro dessa lógica de análise, as empresas também são avaliadas pelo impacto da atuação regional, levando em conta sua capilaridade de investimentos locais.
O diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld, recebeu o prêmio pelo Sicredi. Acompanharam a cerimônia de premiação, o gerente de comunicação e marketing da Central, Ivan Novello; o superintendente de consórcios Romeo Balzan, representando o banco; e a Cooperativa União Metropolitana estava representada pelo diretor executivo Calisto Mattia, pelo diretor de operações Diniz Busanello e pela assessora de comunicação Daniele Stürmer.
Sicredi é a terceira no ranking das 500 Maiores do Sul
· 1 min de leitura