Na última semana foi definido o acordo debatido na convenção coletiva que engloba os funcionários de mercados, supermercados e hipermercados de Passo Fundo. Além da permanência pela decisão de fechar nos feriados, a novidade é que a partir de janeiro de 2015, estes estabelecimentos estarão fechados um domingo por mês. Nos meses em que ocorrem datas comemorativas, como Dia das Mães (maio) e Dia dos Pais (agosto), o fechamento se dará nestas datas. Na maioria dos demais meses, o fechamento será no terceiro domingo do mês.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Tarciel da Silva, mais de 1.500 trabalhadores serão beneficiados com esta medida. Além disso, também foi encerrada a negociação acerca do aumento salarial. Conforme ele, ficou acertado o valor de R$ 910 retroativo ao mês de abril deste ano para 44 horas/semanais de trabalho. E, partir do mês de outubro de 2014 até março de 2015, o piso para as 44 horas/semanais sobe para R$ 920.
“Não importa o tamanho do mercado, a partir de janeiro do ano que vem não pode abrir com mão-de-obra do funcionário um domingo por mês. Os domingos de mercados fechados já estão definidos e existe um calendário definido”, salienta Silva. O primeiro domingo fechamento será o dia 18 de janeiro. A exemplo do que vem acontecendo este ano, para os feriados que caírem aos sábados, o acordo prevê que os mercados abram nesta data, mas que fechem no dia seguinte (domingo). Isso é o que vai acontecer, por exemplo, no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, que cai em um sábado: os mercados abrem no sábado (15) e fecham no domingo (16). “Essa é uma conquista dos trabalhadores”, salienta o presidente do sindicato.
Para o presidente do Sincogêneros, Celso Marcolan, a expectativa é que a experiência do fechamento um domingo por mês seja positiva. “O que teremos que fazer é intensificar as campanhas junto aos consumidores para que antecipem suas compras”, comenta ele. Outra iniciativa importante será a ampla divulgação das datas em que os estabelecimentos estarão fechados, para que os consumidores possam ter conhecimento com antecedência dos dias que não encontrarão os supermercados abertos.
Feriados em 2015 e que terão mercados fechados
* 1º de janeiro – Confraternização Universal
* 17 de fevereiro – Carnaval
* 03 de abril – Sexta-feira da Paixão
* 21 de abril – Tiradentes
* 1º de maio – Dia do Trabalhador
* 04 de junho – Corpus Christi
* 07 de setembro – Independência
* 20 de setembro – Dia do Gaúcho
* 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida
* 02 de novembro – Finados
* 15 de novembro – Proclamação da República
* 08 de dezembro – Nossa Senhora da Conceição
* 25 de dezembro - Natal
Domingos de 2015 que terão supermercados fechados
- 18 de janeiro
- 15 de fevereiro
- 15 de março
- 05 de abril
- 10 de maio
- 21 de junho
- 19 de julho
- 09 de agosto
- 20 de setembro
- 18 de outubro
- 15 de novembro
* Em dezembro a abertura está permitida em todos os domingos