A UPF Editora está publicando “As aventuras do papagaio-charão em quadrinhos”, disponível para download gratuito no site www.upf.br/editora. A obra, em sua segunda edição, integra as atividades de educação ambiental do Projeto Charão, um esforço coletivo pela conservação do papagaio-charão e de seu ambiente, a Floresta de Araucárias.
Destinado especialmente às crianças, o livro traz a história do papagaio-charão, sua migração em busca do pinhão no Planalto Catarinense, suas brincadeiras e a interação com os pesquisadores do Projeto Charão. De autoria dos professores da UPF Jaime Martinez e Nêmora Pauletti Prestes e com ilustrações de Adriano Baggio Ávila, a obra conta com o apoio do Tropical Forest Conservation, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Conhecimento em prol da preservação
O Projeto Charão, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, é um programa de pesquisa e educação ambiental voltado à preservação da vida silvestre, atuando principalmente na conservação do ecossistema Floresta das Araucárias. As atividades do projeto tiveram início em 1991, investigando os fatores que estavam levando o papagaio-charão à extinção. Os trabalhos são realizados por uma equipe de biólogos da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) e do Instituto de Ciências Biológicas da UPF.
De acordo com o professor Jaime Martinez, depois de 23 anos de pesquisa e atividades, foi possível reunir um bom conhecimento sobre a biologia, a ecologia e o comportamento do papagaio-charão. “Também conseguimos identificar os principais fatores de ameaça que estavam reduzindo drasticamente a população e desenvolvemos estratégias conservacionistas para minimizar o efeito dessas ameaças”, explica.
Conforme o professor, a população da ave voltou a crescer e tem se mantido estável nos últimos anos. “Trabalhamos intensamente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, únicos locais do mundo onde a espécie ocorre, desenvolvendo uma série de interações e parcerias com o poder público e a iniciativa privada. Todo o conhecimento aprendido com o papagaio-charão está sendo aplicado na conservação de outra espécie ameaçada, o papagaio-de-peito-roxo, com situação bastante crítica”, sintetiza. Acesse o e-book gratuitamente.