O Serviço Família Acolhedora, da Prefeitura de Passo Fundo, completou um ano de seu lançamento. Na tarde dessa quinta-feira (23), na Igreja de Jesus Cristo, foi realizado um Chá Acolhedor, com a intenção de apresentar experiências de famílias que fizeram o acolhimento. Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, o serviço é indispensável para a comunidade. “É um grande projeto que completa um ano de atividades, na ampliação da proteção da criança e fortalecimento da família”, ressaltou.
Família Acolhedora
O Serviço Família Acolhedora, lançado em outubro de 2013 pela Prefeitura, envolve o acolhimento de crianças e adolescentes em famílias voluntárias. Passo Fundo foi o quinto município a aderir ao serviço no Rio Grande do Sul, considerado uma ferramenta fundamental para mudar o padrão instaurado de institucionalização em relação ao acolhimento. A finalidade do acolhimento é contribuir na superação da situação vivida pela criança ou adolescente, visando promover a reintegração social, além de garantir a convivência em ambiente familiar e na comunidade. O serviço trabalha de forma provisória, não sendo um meio de adoção. A família acolhedora tem responsabilidade familiar e assume os direitos e deveres legais, além de contar com o apoio da equipe técnica do serviço. Os participantes recebem subsídio financeiro no valor de um salário mínimo, para que toda a assistência necessária possa ser suprida.
Como participar
As famílias interessadas em participar podem realizar a inscrição junto à Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Rua Teixeira Soares, 625), ou pelo e-mail [email protected]. O projeto criado pelo Governo Federal foi instituído no município pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), em parceria com as entidades apoiadoras CREAS, Conselho Tutelar, Poder Judiciário – Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e COMDICA Passo Fundo. Outras informações podem ser obtidas através do telefone da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) (54) 3312-3070.