Chuva volta ao Estado amanhã

Sol e calor permanecem nesta quarta-feira, mas uma nova frente fria começa a atuar a partir de quinta-feira (30) em todo Rio Grande do Sul

Por
· 1 min de leitura
A quarta-feira será de céu claro e calor, mas amanhã a instabilidade já chega ao RSA quarta-feira será de céu claro e calor, mas amanhã a instabilidade já chega ao RS
A quarta-feira será de céu claro e calor, mas amanhã a instabilidade já chega ao RS
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde a semana passada, o sol, as temperaturas altas e a baixa umidade deixaram a primavera com cara de verão em todo o Estado. Na tarde de ontem, por exemplo, a máxima chegou aos 33ºC em Passo Fundo, o que deve se repetir nesta quarta-feira. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, uma massa de ar seco e quente foi a responsável pelo clima de verão, mas já a partir de amanhã dará lugar a uma nova frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul. Hoje a mínima não deve baixar dos 18ºC e no final do dia a previsão é de que o tempo fique parcialmente nublado.

Na quinta-feira o dia ainda amanhece com céu claro, mas durante a tarde ficará nublado a encoberto, com probabilidade de garoa no final do dia e início da noite. Há risco de temporais localizados em alguns pontos do Estado. Mínima de 20ºC e máxima ainda permanece na casa dos 30ºC em Passo Fundo. Na sexta-feira (31), o mês de outubro, que até agora registrou 171mm de chuva, 12% acima da média que é 153mm, se despede com pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento, com a temperatura entrando em declínio. Mínima deve ser de 16ºC de máxima não ultrapassa os 24ºC.

O final de semana, início do mês de novembro, também será de instabilidade, com temperaturas amenas entre 15ºC e 25ºC. No sábado a chuva deve ser mais intensa e no domingo, devido ao ligeiro declínio da temperatura durante a noite, a chuva deve diminuir e parar. Na segunda-feira a chuva para definitivamente e a previsão é de que a mínima fique entre 10ºC e 12ºC e máxima não passe dos 20ºC.

El Niño

Durante o mês de junho, marcado pela grande quantidade de chuva, os meteorologistas alertavam para ocorrência do fenômeno El Niño durante a primavera. Encerrando o mês de outubro, a previsão se confirma e, apesar de acontecer com fraca intensidade, o fenômeno ainda vai atuar no Rio Grande do Sul. Sampaio destaca que a atuação poderá ser observada principalmente no mês de novembro. “Já foi detectado uma anomalia positiva na temperatura da superfície do mar, isso nos mostra que no próximo mês haverá a atuação do fenômeno”. O observador também salienta que no mês de setembro choveu 32% acima da média e que agora em outubro já foram 12% acima da média, também consequência do fenômeno.

 

Gostou? Compartilhe