A Justiça Eleitoral gaúcha aplicou, até o momento, um total de R$ 341.602 em multas nos julgamentos relativos ao pleito de 2014. Foram 235 representações desde o início do ano, apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral, partidos políticos, coligações e candidatos. Destas, 63 ainda tramitam no TRE-RS, sendo que oito já estão pautadas em sessões da Corte Eleitoral gaúcha. Seis recursos estão no Tribunal Superior Eleitoral.
Este ano, o TRE-RS recebeu 35 pedidos de direito de resposta na propaganda eleitoral. Apenas um caso foi deferido - fato salientado pelo presidente do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio Heinz, no encerramento da apuração deste domingo (26). Entre as 195 representações por suposta propaganda irregular, os questionamentos de peças televisivas foram maioria, com 52 casos. Logo em seguida, vem a internet, com 51 representações, com destaque para a rede social Facebook, com 33 representações. A maior parte delas vinculada à propaganda paga, o que é proibido na rede mundial de computadores.
Segundo o secretário judiciário do TRE-RS, Rogério da Silva de Vargas, ao se analisar o perfil das ações eleitorais neste ano, "percebe-se que é flagrante a mudança dos meios nos quais os ilícitos eleitorais são perpetrados. Cada vez mais, diminui a propaganda de rua, que migra para a internet". Vargas também destacou que houve um acirramento da disputa eleitoral no segundo turno do pleito.
TRE-RS aplicou mais de R$ 340 mil em multas
· 1 min de leitura