Depois da chuva que chegou ao Rio Grande do Sul na quinta-feira, alguns estragos foram registrados em decorrência das rajadas de vento que chegaram aos 65km/h em Passo Fundo. No município, o Corpo de Bombeiros recebeu o aviso da queda de um muro, mas que causou apenas danos materiais. Cruz Alta foi a cidade que registrou rajadas de vento mais fortes, com 104 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na cidade, o Corpo de Bombeiros recebeu casos de destelhamentos, queda de cinco árvores e de dois postes de energia elétrica. Em Carazinho, conforme os Bombeiros, duas casas ficaram destelhadas pelo vento, uma no bairro Santo Antônio e outra no bairro Braganholo, mas ninguém ficou ferido.
Além disso, por causa do mau tempo, aproximadamente 51 mil consumidores de todo Estado ficaram sem energia elétrica durante a quinta-feira. A área de concessão da AES Sul teve cerca de 40 mil clientes atingidos no interior do estado, enquanto a CEEE informou que pouco mais de 11 mil pontos foram afetados em Porto Alegre. Já a RGE afirmou que realizou atendimentos isolados nas regiões do Alto do Jacuí, Noroeste, Missões e Encosta da Serra, especialmente em áreas rurais. Outro fator que chamou a atenção dos meteorologistas, foi a grande queda da temperatura. Em Passo Fundo, em 24h a queda foi de 18 graus, já que às 15h de quarta-feira foi registrado 34ºC, enquanto às 15h desta quinta-feira os termômetros marcaram 16ºC.
Previsão
Conforme o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, a frente fria permanece atuando até domingo (2) e ainda há risco de temporais localizados em alguns pontos do Estado. Nesta sexta-feira (31), a temperatura mínima deve ser de 14ºC e máxima não ultrapassa os 24ºC, com pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de vento durante todo o dia. Até às 16h de ontem, o mês de outubro registrou 175mm de chuva, em torno de 13% acima da média do mês que é de 153mm.
No final de semana, início do mês de novembro, a instabilidade permanece atuando e mantém a nebulosidade. A temperatura também continua amena, entre 15ºC e 25ºC. No sábado a chuva deve ser mais intensa e no domingo, devido ao ligeiro declínio da temperatura, a chuva pode diminuir durante a noite. Porém, é somente na segunda-feira, quando a temperatura mínima fica entre 10ºC e 12ºC que a chuva para definitivamente.