Os criadores de bovinos e bubalinos têm até o final do mês de novembro para imunizar os rebanhos contra a febre aftosa. Nesta segunda etapa da campanha, devem ser vacinados animais com até dois anos de idade. Para os produtores enquadrados no Pronaf a retirada das doses já pode ser feita gratuitamente na sede da Inspetoria Veterinária de Passo Fundo (Rua João de Césaro, 434). As doses também serão distribuídas nas comunidades do interior em calendário a ser desenvolvido e divulgado até a metade do mês.
De acordo com o médico veterinário da Inspetoria Henrique Bueno a campanha se iniciou no dia 1º de novembro e segue até o dia 30. No entanto, os criadores devem estar atentos aos dias úteis que se encerram em 28 de novembro. A retirada das doses é permitida aos criadores enquadrados no Pronaf, com até 100 animais. Os que têm mais animais devem adquirir a vacina em casas credenciadas e imunizar o rebanho no mesmo período. Nesta etapa, devem ser imunizados cerca de 5 mil animais que têm idade até dois anos. O rebanho total no município é de aproximadamente 16,5 mil animais.
Orientações
O produtor que for retirar a vacina, tanto na sede da Inspetoria, quanto nas comunidades do interior, deve levar caixa de isopor com gelo para acondicionar as doses. “A vacina tem de permanecer em condições de temperatura adequada, caso contrário elas perdem o poder de imunização”, alerta Bueno. O produtor que vacinar os animais deve ainda respeitar as carências de trânsito que são de sete dias para animais que receberam a segunda dose da vacina e de 15 dias para os que receberam a primeira dose. “Se o produtor não cumprir os prazos pode sofrer algumas penalidades, mas queremos que o produtor cumpra os prazos, retire a vacina e aplique para que possamos melhorar o status sanitário e realmente não precisar mais da vacina e a parte do produtor é importantíssima”, argumenta.
Declaração de animais
Os produtores podem ainda aproveitar a oportunidade para fazer a declaração complementar do rebanho. Esse registro é importante para que a situação do rebanho no município se mantenha atualizada. Esse registro complementar pode também ser realizado durante o ano para que os números se mantenham fidedignos. “Esse número de 5 mil animais a serem vacinados deve oscilar conforme os criadores apresentem os novos dados. Na média esse número oscila entre 7% e 8% para mais”, observa. Quem tiver dúvidas sobre como proceder também pode entrar em contato com a Inspetoria pelo telefone 3316-5051.
Agricultores incluídos no Pronaf podem retirar doses da vacina
· 1 min de leitura